O futuro do ERP

0

Ideias de como será o futuro da computação são vistas todos os dias: tablets, mobilidade, redes sociais, 4G, cloud computing, mas pouco se fala sobre a ferramenta que é o dia a dia da maior parte das empresas: o ERP. Estamos cada vez mais acostumados a usar a informática e a internet de forma natural para buscar informações, compartilhar vivências, entretenimento e, principalmente, resolver problemas. É uma janela aberta para o mundo que pode ser acessada de qualquer smartphone.

Mas quando chegamos ao escritório e iniciamos nossa rotina diária, ligamos o computador e… warp! Somos transportados a um universo paralelo, onde tudo é isolado do resto do mundo, bloqueado, complicado e entediante. Bem vindo ao seu ERP. Por que isso acontece? Porque o ERP é um sistema tão grande e complexo que dificulta a adoção de novas tecnologias na velocidade que elas surgem no mundo. Explicando melhor: os sistemas de ERP que estão hoje no mercado foram concebidos há mais de 20 anos e poucos mudaram em sua essência nesse período. Na verdade, é necessária uma revisão sobre como o ERP está estruturado em sua totalidade, já que a maneira como os negócios são feitos vem mudando nas últimas duas décadas, e muito mais do que isso, mudou a peça principal desse cenário: o usuário.

Estamos falando de uma nova geração de aplicativos ERP e, portanto, a mudança não é simples, e muitos poucos players realmente conseguirão sair do outro lado. Entender como o seu fornecedor de ERP enxerga esses quatro itens abaixo lhe dirá se o mesmo ainda estará no mercado de forma competitiva em alguns anos.

O que devemos ver nos ERPs nos próximos anos:

1 – Cloud computing: Talvez o requisito mais básico da nova geração de ERPs seja o acesso via web de qualquer lugar, pagando apenas pelo que usar, com total segurança e disponibilidade. Mas os sistemas de ERP atuais estão em sua ampla maioria na era cliente-servidor, ou de forma muito primitiva em web.

2 – "Usar e aprender", em vez de "Aprender a usar": Esta parte é bem mais desafiadora do que parece. Usabilidade neste contexto é tornar o ERP simples e intuitivo, mas sem perder a riqueza de tratamento das transações. É partir do princípio que ninguém precisa conhecer previamente o sistema para operá-lo e entender o seu processo de negócio. Vamos ver pela ótica do novo usuário da famosa geração Y: "Eu não tive que ser treinado para usar o Facebook".

3 – Mobilidade: Hoje temos acesso a toda nossa vida digital com o uso de smartphones e tablets e, logicamente, vamos esperar o mesmo do nosso ERP. Mas deve-se prestar atenção sobre como isso é feito. A armadilha é supor que pelo fato do sistema ser web ele já pode ser usado de qualquer dispositivo móvel. Isso não é verdade. O uso que se faz do ERP quando estamos na rua é diferente da nossa operação no escritório e, além disso, nem sempre a conexão de internet está disponível na qualidade necessária. Portanto, o que se faz necessário é um app que rode localmente no smartphone ou no tablet que disponibiliza transações específicas do sistema de forma preparada para ser usada por toque em tela, e com maior foco em informações gerenciais.

4 – Integração plena: Se você acessar a loja de aplicativos da Apple ou do Android você encontrará centenas de soluções de terceiros para acesso ao Facebook, Twitter e LinkedIn. Por que isso acontece? Porque esses provedores possuem um conjunto de interfaces (APIs) abertas e documentadas que fomenta uma grande comunidade de desenvolvedores que cria aplicativos para fins específicos. O conceito é simples: tudo o que pode ser feito via browser e teclado pode ser feito via interfaces. Isso tornará possível integrar um ERP genérico a aplicativos específicos, pois cada empresa é única e possui necessidades específicas.

Esse tipo de ERP – em nuvem, fácil de operar, móvel e com integração em redes sociais – é o futuro. A maturidade do mercado, em especial empresas e usuários, é o que determinará a velocidade em que este sistema de gestão será predominante entre as corporações. A nova geração, que espera respostas rápidas e que exige simplicidade no uso de ferramentas tecnológicas, certamente, será o grande impulsor desta nova geração de ERP, que precisa acompanhar o surgimento de novas tecnologias e, principalmente, de novas necessidades.

*Marcelo Lombardo é diretor de desenvolvimento de negócios da New Age Software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.