Rio de Janeiro inicia coleta de equipamentos eletrônicos inutilizados para reciclagem

0

O governo do estado do Rio de Janeiro criou uma campanha para recolher aparelhos eletrônicos que contenham substâncias tóxicas – como televisores, computadores, teclados e aparelhos de DVD – que, em desuso, podem comprometer o meio ambiente. Após o recolhimento, os equipamentos serão desmontados e encaminhados para reciclagem.

Batizada de campanha Natal da Eletrorreciclagem, foi lançada pela Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 19. De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, os cinco postos de coletas estão montados na Estação Largo da Carioca, entre as estações da Pavuna, na zona Norte, e na General Osório, em Ipanema, zona Sul. Os equipamentos poderão ser deixados também na sede da Prefeitura, no centro do Rio, e na Fábrica Verde – empresa de reaproveitamento de aparelho eletrônico, em Bonsucesso, zona Norte do Rio.

Minc explicou que a data foi escolhida em função do grande número de pessoas que costumam comprar aparelhos eletrônicos nesta ápoca do ano e não sabem qual destino dar aos aparelhos antigos. Ele ressaltou que no primeiro ano da campanha, em 2010, a secretaria recolheu cerca de 1,5 tonelada de material e, neste ano, espera que o número dobre ou triplique. "Queremos coletar uma grande quantidade de material no Natal, porque é a hora que o pessoal vai comprar um material novo, um tablet, um celular, um computador e muitas vezes está com um velhão, trincado, travado. O que vai fazer como isso?"

A campanha vai até o dia 6 de janeiro, e os postos funcionarão das 6h até as 16h. A iniciativa conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, do MetrôRio, da Prefeitura do Rio, além da Fábrica Verde e do Sindicato das Empresas de Informática. As informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.