Symantec lança software para armazenamento em nuvem

0

A Symantec anuncia a disponibilidade na América Latina da versão 6.0 das suas soluções para gerenciamento de recursos de armazenamento e alta disponibilidade, que permitirá que os departamentos de TI construam nuvens privadas resilientes, transformando a infraestrutura existente. As empresas podem gerenciar todos os serviços de negócios de ponta a ponta, mesmo que esses serviços sejam executados em várias tecnologias de virtualização, sistemas operacionais e plataformas de armazenamento. Esse anúncio abrange vários produtos do portfólio da Symantec, incluindo Veritas Storage Foundation 6.0, Veritas Cluster Server 6.0 e Veritas Operations Manager 4.1, todos fortemente integrados para ajudar as organizações de TI a migrarem com confiança para uma arquitetura de nuvem privada.

A recente pesquisa da Symantec Virtualização e Evolução para a Nuvem mostrou que 67% dos profissionais de TI e executivos C-Level estão pouco confiantes sobre como colocar aplicações de missão crítica em uma nuvem privada/híbrida devido aos requisitos de negócios em relação aos SLAs de alta disponibilidade. Essa preocupação se estende também para o ambiente de armazenamento, com 82 por cento dos entrevistados apontando níveis mais altos de disponibilidade como uma meta importante ao se decidir por implementar os recursos de armazenamento como um serviço privado.

“Os arquitetos de TI valorizam as promessas da nuvem privada. Porém, por trás da promoção em torno do tema, existem questões muito reais com as quais eles têm de lidar. Por exemplo, como transformar minha infraestrutura para torná-la mais ágil? Como dar a ela características de uma nuvem pública sem comprometer a disponibilidade e a segurança?”, disse Anil Chakravarthy, vice-Presidente sênior do grupo de Gerenciamento de Disponibilidade e Armazenamento da Symantec.

A Symantec ajuda departamentos de TI a construírem suas próprias nuvens privadas resilientes, explorando os investimentos já realizados em seus datacenters. Com as novas soluções as empresas podem: gerenciar serviços de negócios de ponta a ponta em várias plataformas heterogêneas; implantar recursos de armazenamento resistentes, elásticos, para cargas de trabalho na nuvem; reduzir o consumo de ativos de armazenamento por meio da eliminação de duplicações, compressão e recuperação fina; usar um único painel para gerar relatórios inteligentes e reparos sem interrupções.
Os produtos anunciados, Veritas Cluster Server 6.0 e Symantec ApplicationHA 6.0, Server para gerenciar a disponibilidade dos serviços de negócios ponta a ponta em várias plataformas heterogêneas
Atualmente, a maioria das aplicações críticas para os negócios é multicamada, com várias camadas Web, de aplicativos, middleware e banco de dados instaladas em vários servidores, distribuídas entre diferentes plataformas, ambientes físicos e virtuais, usando diversos tipos de armazenamento. Garantir a disponibilidade dos serviços de negócios de ponta a ponta é um desafio. Os departamentos de TI têm de lidar com isso usando várias ferramentas, intervenção manual e coordenação entre as diferentes equipes, seja em caso de paralisações planejadas ou não.

O Veritas Cluster Server 6.0 e o Symantec ApplicationHA 6.0 com o novo recurso Virtual Business Service (VBS) foram desenvolvidos para fornecer alta disponibilidade contínua e reduzir os períodos de paralisação dos serviços para as aplicações de negócios com várias camadas, encapsulando-as em uma única entidade lógica. Os administradores podem orquestrar a inicialização/paralisação, fazer testes sem interrupções e recuperar todas as aplicações multicamadas com um único clique – resultando em resiliência e mobilidade para os serviços de negócios. O Veritas Cluster Server continua oferecendo a mais ampla compatibilidade com as aplicações do mercado e está disponível para todos os principais sistemas operacionais e plataformas de virtualização, incluindo IBM AIX, HP-UX, Oracle Solaris, Linux, Microsoft Windows e VMware.

“Muita coisa mudou no setor em cinco anos, desde que o software da Symantec para gerenciamento de armazenamento e alta disponibilidade, Storage Foundation HA 5.0, líder de mercado, foi lançado. Acrescentamos novas ferramentas ao Storage Foundation e incorporamos inovações do nosso portfólio de produtos para ajudar nossos clientes a construírem ambientes de nuvem privada altamente disponíveis e resilientes a partir da infraestrutura existente. Essas inovações fornecem visibilidade completa, de ponta a ponta, e controle total de infraestruturas heterogêneas”, disse Anil Chakravarthy, vice-presidente sênior do grupo de Gerenciamento de Armazenamento e Alta Disponibilidade da Symantec.

Os Veritas Storage Foundation 6.0 é voltado para implantar recursos de armazenamento resilientes e elásticos para cargas de trabalho na nuvem. Com a demanda de armazenamento crescendo exponencialmente, os departamentos de TI precisam de uma nova abordagem para gerenciar os ambientes de forma flexível e econômica, mantendo altos níveis de disponibilidade para as aplicações críticas. Essa abordagem significa ter a capacidade de dinamicamente aumentar e diminuir o espaço para armazenamento, mantendo-o otimizado em tempo real e tendo a flexibilidade para escolher o tipo e os fornecedores corretos para os ativos de armazenamento. Além disso, gerentes e administradores precisam de ferramentas que ajudem a automatizar o provisionamento dos recursos, o sistema de pagamento com base no uso (chargeback) e a emissão de relatórios em vários datacenters com ambientes de armazenamento heterogêneos.

A suíte Veritas Storage Foundation permite que os gerentes de armazenamento escolham a solução de hardware correta para sua demanda e complementem as funções avançadas dos storage arrays. Esta solucao foi planejada para oferecer recursos para eliminação de duplicação e compressão na camada do sistema de arquivos. Juntamente com as funcionalidades para recuperação fina, armazenamento hierárquico, redimensionamento dinâmico e migração inteligente, o Storage Foundation foi desenvolvido com os mais abrangentes recursos de otimização para ambientes de armazenamento SAN baseados em blocos. Todas essas funções devem operar sem a necessidade de paralisação das aplicações e com um impacto mínimo no desempenho, com prioridade automatizada com base no agendamento de I/O que faz a distinção entre aplicações e operações de manutenção. O pacote Veritas Storage Foundation inclui Veritas Dynamic Multi-Pathing, Veritas Cluster File System e Symantec VirtualStore, compatíveis com os principais arrays de armazenamento e plataformas de sistemas operacionais.

“As organizações estão lutando para gerenciar sistemas e aplicações com seus funcionários online 24 horas por dia e volumes de informações sendo criados todos os dias pelas empresas. Essas organizações já não podem tolerar períodos de inatividade para as aplicações aplicativos e, ao mesmo tempo, estão com SLAs cada vez mais rigorosos. Como resultado, a TI deve maximizar o valor da infraestrutura existente, gerando mais resultados a partir dela. Com o Storage Foundation 6.0, a Symantec ajuda as organizações a transformarem as operações dos datacenters e permite que a TI acompanhe o ritmo acelerado dos negócios”, afirma David A. Chapa, do Enterprise Strategy Group.

O Veritas Operations Manager 4.1 (VOM) usa um único painel para gerar relatórios inteligentes, reparos sem interrupções e gerenciamento, que fornece um único console de gerenciamento para servidores físicos e virtuais que ajuda a visualizar, analisar e controlar a disponibilidade dos serviços de negócios e ambientes heterogêneos de armazenamento em datacenters. Os departamentos de TI podem provisionar recursos de armazenamento usando modelos baseados em políticas e implementar um sistema de cobrança (chargeback) com base no uso real de ativos de armazenamento pelas aplicações por meio do Veritas Operations Manager Advanced. O Veritas Operations Manager não só pode fornecer uma verdadeira aplicação para visualização da infraestrutura inteira de armazenamento, como também permite que os administradores tomem medidas imediatas para otimizar e expandir o uso dos ativos de armazenamento com o Veritas Storage Foundation.

Com o lançamento dessas soluções, segundo a Symantec, as organizações podem reunir os ativos existentes – seja em sistemas físicos ou virtuais, em diferentes sistemas operacionais e plataformas de virtualização e com todos os principais storage arrays – para desenvolver resiliência, capacidade de expansão e flexibilidade das infraestruturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.