A área de RH ou Gestão de Pessoas é altamente afetada pela transformação digital, apesar de seu foco principal ainda ser nas pessoas. De acordo com o estudo MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários 2018, 82% dos empregadores acreditam que devem ter responsabilidade pela saúde e bem-estar de seus funcionários e 96% acreditam que a empresa deve incentivar o comportamento saudável dos colaboradores.
Essa mudança é totalmente positiva para o setor e reflete, para 70% dos gestores de RH brasileiros entrevistados pelo estudo DOM Strategy Partners, grande motivação para promover evoluções.
Neste sentido, um grande movimento de mercado busca transformar o RH em um setor cada vez mais estratégico e eficiente, tanto para melhorar a vida dos colaboradores quanto para obter melhores resultados.
Confira cinco grandes tendências em gestão de pessoas e recursos humanos para o ano de 2019, com foco na transformação digital. Confira as principais tendências em gestão de pessoas e recursos humanos para o ano de 2019, com foco na transformação digital.
Automação, Inteligência Artificial e Realidade Virtual em processos de recursos humanos
Uma das tendências mais básicas, mas que ainda não está totalmente dominada pelas empresas, é a automatização de processos mais simples de gestão e burocracia relacionados ao RH. Como é o caso de realização de cálculos, envio de documentos, organização e armazenamento de arquivos.
Essas atividades, se automatizadas, podem promover grande otimização de tempo dos profissionais e convergir em aumento de produtividade e segurança nos processos, além de facilitar a realização de atividades que exijam a mão humana como o recrutamento e a definição de cargos e salários, visto que tudo pode estar organizado em uma planilha.
O uso da inteligência artificial é uma das formas possíveis de automatizar o RH, pois diz respeito à criação de repetições do comportamento humano pelas máquinas. Alguns exemplos de como isso pode ser aplicado ao RH são: o uso de biometria, para identificar características de um indivíduo; a criação de bots, para buscas e análise de dados na internet ou na rede interna da empresa; e algoritmos como os do Facebook, por exemplo, que são códigos que aprendem a partir de ações dos indivíduos, sendo capazes de eliminar um candidato em um processo seletivo por identificar que o mesmo não possui a qualificação necessária predefinida.
Além da Inteligência Artificial, tecnologias como reconhecimento facial, internet das coisas (IoT) e cloud computing também representam tendências nos setores de RH.
Big Data e People Analytics
A tomada de decisão com base em dados é também uma grande tendência para o setor de RH. Milhões de dados são gerados todos os dias, mas sem uma tecnologia que permita a análise desse volume de informações, eles nada seriam.
Big Data refere-se à possibilidade de máquinas analisarem todo o volume de dados gerado nos diversos sistemas e, a partir disso, organizá-los em relatórios, planilhas e outros recursos possíveis. Dentre estes dados, estão todas as informações relacionadas aos colaboradores das empresas, que dizem respeito ao setor de RH.
Coletá-los, organizá-los e analisá-los são as principais competências da estratégia conhecida como People Analytics e visa obter insights sobre o comportamento dos indivíduos e, a partir disso, identificar características como alinhamento cultural, necessidades de treinamento, motivos de rotatividade, entre diversas outras possibilidades.
Desenvolvimento, motivação e treinamento
Por falar em treinamentos, essa é mais uma das grandes tendências para o setor de RH em 2019: treinamentos para desenvolvimento de competências e lideranças.
A tecnologia pode estar envolvida nas metodologias, mas essa tendência está focada diretamente nas pessoas e visa o seu desenvolvimento. O foco é em tornar o funcionário cada vez mais especialista em sua área de atuação, desenvolvendo competências técnicas e softskills.
Os treinamentos funcionam também para colaboradores que já seguem uma trajetória de liderança, de forma a desenvolver cada vez mais sua capacidade de gerir, desenvolver e motivar pessoas enquanto líder.
Engajar os colaboradores por meio de gamification, premiações e reconhecimentos também representa uma tendência que já é colocada em prática em diversas empresas.
Outra possibilidade de treinamentos, dessa vez externos à empresa, é o investimento em educação para facilitar o processo de recrutamento para os setores de RH.
Através de programas de capacitação, as empresas podem qualificar e selecionar os melhores profissionais para as vagas disponíveis.
Flexibilização do local e horário de trabalho
Trabalhar por satisfação e não somente por estabilidade é cada vez mais uma tendência entre os trabalhadores, principalmente os mais jovens, que estão entrando no mercado de trabalho. Uma tendência no mercado de RH que já vem se consolidando e deve aumentar ainda mais em 2019 por meio da tecnologia de sistemas de gestão em nuvem é o home office, também conhecido como anywhere office.
Por meio desta prática nas empresas, é possível transportar o escritório para onde quer que o colaborador queira ou precise trabalhar, oferecendo acesso remoto a todos os sistemas e recursos de que necessita em seu dia a dia.
Este é um benefício tanto para as empresas, que promovem essa inovação em seus ramos de atuação e podem gerar mais produtividade a partir da felicidade dos seus colaboradores, quanto para os próprios colaboradores que podem optar por trabalhar de um local que os deixe mais felizes, possuem mais flexibilidade e mobilidade.
O que importa neste novo formato de trabalho é que os colaboradores entreguem suas tarefas de forma satisfatória. Com a ajuda de tecnologias para gestão de ponto e banco de horas, fica muito mais fácil manter controle das horas trabalhadas, visto que isso ainda segue como uma determinação contratual que deve ser cumprida.
Employer Branding
O investimento em estratégias de flexibilização do horário e local de trabalho e naquelas voltadas a desenvolver os colaboradores contribui também para melhorar o clima organizacional.
A oferta de programas de saúde e bem-estar também é uma opção para proporcionar níveis mais altos de satisfação, lealdade e produtividade dos funcionários. De acordo com o estudo MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários de 2018, 80% dos colaboradores se sentem física e mentalmente capazes de realizar seu trabalho com o subsídio deste tipo de programa.
Indiretamente, tudo isso culmina na melhoria da imagem da empresa como empregadora e, diante da alta competitividade por bons talentos, a tendência vem ainda com mais força para 2019. Parte do escopo de marketing e construção de marca das empresas, o employer branding é uma estratégia para atrair e manter os profissionais engajados.