Número de assinantes de WiMAX crescerá dez vezes até 2013

0

A tecnologia sem fio long term evolution (LTE) será dominante no desenvolvimento das redes de 4G. Entretanto, o WiMAX continuará a ser uma alternativa tecnológica interessante para determinados mercados e aplicações e deve avançar significativamente nos próximos anos, analisa a Pyramid Research.
Segundo a empresa de pesquisas, o número de assinantes de serviços WiMAX no mundo deve crescer cerca de dez vezes até 2013, atingindo 53 milhões de usuários. A consultoria avalia que a LTE e o WiMAX são tecnologias complementares e podem coexistir.
O analista sênior da Pyramid Research, Dan Locke salienta que o WiMAX surgiu com ar de tecnologia revolucionária para o mercado de mobilidade, mas acabou por ser aplicado apenas em algumas oportunidades de mercado. Entre elas, o analista destaca os países emergentes, áreas rurais ou as carentes de uma cobertura de banda larga, e em aplicações empresariais.
"Em contraste a isso, a LTE avançou rapidamente para se tornar a nova geração das redes das operadoras de telefonia móvel, sendo que algumas delas já investirão pesadamente nesta tecnologia a partir deste ano", ponderou.
Locke observa, porém, que o futuro da tecnologia WiMAX vai depender dos modelos de negócio e estratégias adotadas pelos provedores de serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.