Vendas de discos de estado sólido crescem 14% em 2009

0

Apesar da retração econômica e da redução nos gastos com TI pelas empresas, o mercado de discos de estado sólido (SSD, na sigla em inglês) teve desempenho positivo em 2009. As vendas da indústria do setor ultrapassaram a casa de 11 milhões de unidades, crescimento de 14% na comparação anual, segundo dados da IDC.
De acordo com a empresa de pesquisas, esta indústria deve ter um avanço expressivo nos próximos anos e registrar taxa de crescimento anual composto de 54% no período de 2008 a 2013.
Entre os fatores que devem impulsionar as vendas de discos SSD, a IDC cita que os preços atrativos para a maioria dos segmentos. Apesar da desaceleração nos gastos dos últimos 18 meses ter levado a uma redução na produção de chips de memória NAND, o que acabou por retardar a redução nos preços globais de SSD, o declínio a longo prazo no custo desses chips, usados para armazenar imagens em câmeras digitais, tocadores de música e games, entre outros dispositivos, irá proporcionar na diminuição dos preços de SSD. "Essa queda nos preços, juntamente com um aumento das capacidades dos SSDs, irá torná-los uma alternativa atraente para unidades de disco rígido em determinados segmentos de mercado", prevê a consultoria.
Na avaliação da IDC, a maior oportunidade para os SSDs está no mercado de PCs, no qual há duas possibilidades. Uma delas é se tornar uma alternativa aos discos rígidos em notebooks, e a outra é ser uma opção de baixo custo para armazenamento em netbooks.
Para o mercado corporativo, a IDC entende que os SSDs têm oportunidade potencial para funcionarem como complemento aos discos rígidos para armazenamento de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.