Foxconn congela contratações e culpa baixa demanda por iPhone 5

0

A Foxconn, fabricante chinesa de eletrônicos em regime de terceirização e principal fornecedora da Apple, congelou as contratações em suas fábricas na China. O motivo da medida é atribuído à redução na produção do iPhone 5. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a companhia alegou, além da crise financeira desencadeada a partir de 2009, a retração na demanda por produtos da companhia americana.

Funcionários de recursos humanos das maiores fábricas da Foxconn, além do governo local e recrutadores externos que trabalham com a empresa, disseram que houve avisos internos na terça-feira, 19, e nesta quarta-feira, 20, informando sobre a interrupção das contratações pelo menos até o fim de março. "Atualmente, nenhuma das plantas na China tem planos de contratação", disse o porta-voz da empresa na fábrica de Shenzhen, Liu Kun.

Recrutadores da companhia confirmaram que deixaram de contratar para as linhas de produção de iPhone e iPad em Shenzhen, a maior fábrica da empresa, com mais de 200 mil trabalhadores, bem como em Zhengzhou, a segunda maior, com cerca de 200 mil operários. A fábrica de Taiyuan, que tem 79 mil empregados desde setembro e faz peças para iPhone, e a de Chengdu, que produz o iPad, também congelaram contratações.

A força de trabalho da Foxconn foi estimada em cerca de 800 mil funcionários durante a crise de 2009, mas subiu para 1,2 milhão no ano passado, antes do lançamento do iPhone 5. O período de permanência dos trabalhadores na empresa é inferior a 13 meses, em média, de acordo com informações de pessoas ligadas à companhia. Assim, o número de funcionários na Foxconn pode cair para dezenas de milhares de pessoas com o congelamento de contratações por um mês.

Em janeiro, pessoas próximas à Apple revelaram que a companhia suspendeu seus pedidos de componentes para o iPhone 5 em razão da demanda abaixo do esperado pelo aparelho. Procurada pelo jornal britânico para comentar o assunto, a Apple não retornou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.