IBM apresenta primeiras Apps de Watson no Brasil

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A IBM anuncia o aumento na utilização do Watson, sua plataforma de serviços cognitivos na nuvem, por meio do seu ecossistema de parceiros no Brasil. Qualquer empresa, desenvolvedor ou startup, pode ter acesso à tecnologia de computação cognitiva da IBM por meio do IBM Bluemix, para contribuir aplicação utilizando serviços da plataforma.

No mundo, mais de 80 mil desenvolvedores já estão utilizando serviços do Watson em cloud e 500 startups construíram aplicações baseadas nessas soluções. A perspectiva da IBM é que 1 bilhão de pessoas terão contato com a plataforma até 2018.

No Brasil, parceiros de negócio e startups estão utilizandoa tecnologia IBM Watson para desenvolver novas aplicação ou aprimorar suas ofertas existentes:

• 4all: utiliza a API do Watson Conversation em seu chatbot. Por meio de uma conversa informal, o 4bot, como foi batizado o sistema, permite que o usuário faça um pedido e realize toda transação de compra dentro da uma aplicação integrada ao Messenger do Facebook. A solução está sendo desenvolvida para atender também os serviços de saúde e mobilidade oferecidos pela plataforma.

• Free Valorize: trata-se de uma ferramenta empresarial destinada à prestação de serviços de elaboração de avaliações avançadas para pequenas e médias empresas, utilizando o Watson. Além de realizar avaliações financeiras tradicionais, a ferramenta consegue entregar relatórios de análise de perfil de startups e empresas em plena operação baseadas na personalidade dos empreendedores e no tom do discurso da empresa. Ainda é possível comparar estas startups e empresas de acordo com 10 parâmetros para que o investidor possa fazer a melhor escolha na hora da aquisição. A solução utiliza três APIs do Watson – Personality Insights, Tone Analyzer e Tradeoff Analytics – e estará disponível para o mercado a partir do segundo semestre de 2017.

• Digaê: desenvolvido pela Softwell Solutions, da Bahia, a aplicativo Digaê fornece respostas para perguntas de gestores públicos. A proposta é que seja um assessor virtual 24×7 para que o administrador possa ser informado sobre as atividades da sua gestão. O app, disponibilizado em um smartphone, responde em tempo real – por meio de voz ou chat – perguntas como "Quantos investimos em obras de infraestrutura foram feitos nesta rua?", "Quantas famílias foram beneficiadas neste bairro com a nova quadra de esportes?" ou "Qual a previsão de entrega deste hospital?". O app utiliza 6 APIs do Watson: Conversation, Text To Speech, Tone Analyzer, Alchemy, Natural Language Classifier, Retrieve and Rank, e o Language Translator.

As aplicações de parceiros que utilizam os serviços cognitivos da IBM passarão a ser identificadas com a marca "With Watson", em português "Com Watson", um programa mundial da IBM que tem a missão de apoiar a comunidade de desenvolvedores para garantir que tenham bons resultados em suas aplicações desenvolvidas a partir de APIs do Watson. O projeto deve ser submetido à IBM para que a empresa tenha o direito de utilizar a marca.

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