Criada primeira comunidade de Hyperledger no Brasil

0

Aconteceu na noite dessa terça-feira, 20, a primeira reunião para criação da primeira comunidade do blockchain Hyperledger no Brasil, com a participação de cerca de 80 executivos de negócios e desenvolvedores na sede da Oracle, em São Paulo, com link para Rio de Janeiro e Brasília.

O evento teve a participação, via videoconferência, de David Huseby, security maven da comunidade Hyperledger de Los Angeles, EUA, que explicou o funcionamento da comunidade aberta (que faz parte da Linux Foundation), sobre os grupos de pesquisa, de educação, de desenvolvimento colaborativo, etc., abertos a todos os interessados.

Ele explicou ainda sobre os diferentes frameworks e ferramentas, como Fabric, Iroha, Sawtooth, Burrow, Indy, Cello, voltados para desenvolvimento de aplicações enterprise, devices móveis, geração de smartcontracts, entre outras.

Os segmentos onde a plataforma Hyperledger está obtendo mais sucesso são os de finanças, saúde e supply chain, disse Huseby.

Num painel com a participação de Bernardo Madeira, da Smartchains; Gabriel Aleixo do ITS/Rio e A Star   Labs; Percival Lucena, da IBM Research Brasil; Courtney Guimarães, Mar Ventures e Fernando Lemos, da Oracle,  os executivos ressaltaram, entre outros temas, a importância da formação dos desenvolvedores para atuarem no mercado de trabalho de blockchain, que deve gerar uma forte demanda nos próximos anos; a relevância em mostrarem aos executivos das grandes empresas o potencial das redes permissionadas como a Hyperledger para a transformação digital.

"O consórcio da Hyperledger tem 130 empresas parceiras ao redor do mundo, entre elas a Sempre IT, primeira empresa 100% brasileira a fazer parte do time que ficou responsável pelo segundo painel da noite. Os executivos da Sempre IT, Thiago Azevedo, CTO, e Evandro Franco, líder técnico de blockchain, apresentaram na prática como construir um blockchain em Fabric, simulando para a plateia ao vivo como construir uma blockchain privada e o desenvolvimento de um smart contract, baseada no Hyperledger Fabric e quais são os desafios e considerações durante o desenho da solução. As apresentações serão disponibilizadas no MeetUp da Hyperledger".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.