MCT e ITS criam portal sobre tecnologia assistiva

0

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Instituo de Tecnologia Social (ITS) lançam nesta terça-feira (21/3), em Brasília, o Portal Nacional de Tecnologia Assistiva. O projeto é considerado um importante instrumento para promover a inclusão social da população com necessidades especiais, estimada em 24,5 milhões de pessoas, segundo o Censo de 2000.

Segundo os seus idealizadores, o portal vai permitir a troca de informações sobre iniciativas em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologia assistiva, bem como conhecer melhor as necessidades das pessoas com deficiência, onde estão as competências e as lacunas existentes atualmente no país.

Além de reunir informações de qualidade para subsidiar políticas públicas, o que se pretende é estimular a interação entre usuários de tecnologia assistiva, profissionais e gestores públicos, empresas, centros de pesquisa e instituições que atuam na promoção de qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O desenvolvimento do portal segue as normas de acessibilidade do governo federal. Assim, permitirá o uso de leitores de tela e de navegador textual, fazer alteração no tamanho das letras, prever que as imagens tenham equivalentes textuais e que a navegação possa ser feita com o teclado. O portal está sendo desenvolvido para ser acessado também em dispositivos móveis e o seu conteúdo será traduzido para o inglês e espanhol.

O projeto será implementado em etapas. No seu lançamento, o enfoque será a divulgação dos resultados da pesquisa nacional de instituições que desenvolvem estudos em tecnologia assistiva. Estarão disponíveis itens como o canal para registro das demandas de usuários de ajudas técnicas, biblioteca, agenda de eventos, notícias, legislação e normas.

Em um segundo momento, está prevista a elaboração e divulgação do Catálogo de Ajudas Técnicas e informações sobre serviços prestados pelas entidades que trabalham diretamente com pessoas com deficiência no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.