Programas de computador podem ser isentos de impostos

0

Foi encaminhada nesta segunda-feira (20/3) à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) proposta de emenda constitucional (PEC) do deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB) que proíbe a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios de instituírem impostos sobre a produção e a comercialização de programas de computador (softwares). Se aprovada, a PEC vai impedir a criação de tributos por meio de medida provisória ou decretos.

Segundo Gadelha, os programas de informática merecem o mesmo tratamento que é dado ao livro pela legislação. Na opinião dele, o software tem para a sociedade moderna o mesmo caráter do livro de guardar, difundir e democratizar a informação, "mas com abrangência e velocidade infinitamente maiores". "O software responde por toda inovação e está subjacente a todos os avanços nas diversas áreas que determinam o ritmo alucinante das mudanças do mundo, como a engenharia genética", afirma o deputado.

A PEC será analisada pela CCJ quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.