Teles querem VoIP desregulamentado, mas dentro da lei

0

Operadoras de telecomunicações que falaram nesta sexta (17/3) durante o evento de encerramento das atividades do Curso de Regulação em Telecomunições da UnB, mostraram-se todos alinhados na vontade de que se deixe o mercado de voz sobre IP aberto e livre de amarras legais.

Participaram do debate a Brasil Telecom, a GVT e a operadora de TV paga e banda larga Mais TV. Fora a GVT, que já está no mercado de VoIP há mais de um ano, as demais começaram a explorar os serviços no final de 2005.

Todas estão entusiasmadas com os resultados. ?Achamos que o modelo de VoIP é um modelo sem volta e que não deve ser regulamentado além do que já é. O que é preciso é que a agência reguladora fique atenta apenas aos abusos, que já começam a acontecer?, colocou Leonardo Brito, gerente de desenvolvimento da BrT. ?Hoje há prestadores de VoIP que não operam dentro da lei e que não se relacionam com as demais prestadoras de telecomunicações como se fossem operadoras, e isso é grave?.

Ele enumerou exemplos de empresas que não têm licença de STFC ou Serviço Multimídia e que exploram VoIP revendendo tráfego de serviços de DDR e linhas digitais contratadas das teles. ?Esses serviços são vendidos por nós para estas empresas numa relação de operadora e usuário, não em uma relação entre operadoras, e isso cria um desequilíbrio do nosso lado, porque elas entram concorrendo?.

Para a Brasil Telecom, operadores de VoIP precisam estar sujeitos à mesma tributação das operadoras de telecomunicações, às mesmas regras de remuneração de rede, à obrigatoriedade de oferecer interceptação telefônica legal e qualidade de serviço.Se não for assim, é uma relação não-isonômica, prejudicial à concorrência.
Rodrigo Dienstmann, da GVT, vai na mesma linha em relação à regulamentação. ?Os fatores que fizeram o telefone ser regulamentado nos últimos 100 anos não são os fatores que devem fazer o VoIP ser regulamentado?, diz.

Mas a GVT se preocupa com problemas que começam a aparecer em outros países de teles que passaram a priorizar a qualidade de acesso banda larga para determinados serviços. ?Nos EUA, a AT&T cobra do Google para dar acesso melhor às suas páginas. Isso não pode acontecer no Brasil, porque a regulamentação não deixa. É preciso ficar atento?.
Para Hermano Albuquerque, presidente da Mais TV, o serviço só cresce graças à não regulamentação.

?No nosso caso, conseguimos 25% de penetração do VoIP na nossa base de clientes de banda larga. É verdade que a base é pequena, mas isso mostra o potencial?. A Mais TV aposta, agora, na expansão de sua rede banda larga com a infra-estrutura WiMax via MMDS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.