Primeira mulher a dirigir a Poli-USP toma posse nesta quarta-feira

0

O reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, empossa nesta quarta-feira, 21, a professora Liedi Légi Bariani Bernucci como primeira mulher a dirigir a Escola Politécnica da USP, instituição fundada em 1.893. O professor Reinaldo Giudici assumirá como vice-diretor. A cerimônia será realizada às 18h30, no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus da USP no bairro do Butantã, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pela internet.

A eleição ocorreu no dia 7 último, para um mandato de quatro anos. Liedi Bernucci terá o desafio de dirigir uma instituição com uma população majoritariamente masculina. Dos 445 professores, 388 são homens (87%). Dentre os 6.700 alunos, a proporção é de uma mulher para cada quatro homens.

Terá o desafio também de dirigir a maior escola de Engenharia do país e a melhor da América Latina segundo o QS World University Rankings e o Times Higher Education. A Poli está entre as cem melhores do mundo, pelo Academic Ranking of World Universities. A Escola se destaca em vários aspectos:

• Desenvolveu o primeiro computador brasileiro e esteve presente nos maiores desafios da engenharia nacional, como o Metrô de São Paulo, a hidrelétrica de Itaipu e o Pré-Sal.

• Foram alunos da Poli empresários que ajudaram a formar a economia brasileira moderna, como Antônio Ermínio de Moraes e Olavo Setúbal. Empresários de destaque atualmente, como Pedro Luiz Passos, Pedro Wongtschowski e Rubens Ometto. E empresários da economia digital, como os fundadores da Buscapé e da 99 Taxi.

• Na vida política sempre houve a atuação destacada de politécnicos, como Lucas Nogueira Garcez, Prestes Maia, Mário Covas, Henrique Meirelles, José Serra e Gilberto Kassab (todos envolvidos em denúncia.

• A Poli tem parceria com cerca de 70 universidades, de 20 países. Mais de 20% dos alunos têm algum tipo de intercâmbio no exterior.

A professora Liedi Bernucci se formou na Poli em Engenharia Civil em 1981. Fez mestrado em Engenharia Geotécnica e doutorado em Engenharia de Transporte. Ingressou na carreira docente da Poli em 1986; em 2006 tornou-se professora titular. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Transportes e desde 1995 coordena o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação.

Entre os destaques do programa-base apresentado pela nova diretora para o período 2018-2022 estão: consolidar e aprimorar a reforma curricular; ampliar a internacionalização, com oferta de mais cursos ministrados em inglês para atrair alunos estrangeiros; melhorar os indicadores dos programas de pós-graduação; ampliar o número de instituições parceiras no programa de duplo diploma; buscar mais parcerias para execução de pesquisas em cooperação; ter mais iniciativas como as da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entre outras iniciativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.