PMEs devem gerar de receita para teles nos próximos anos

0

As pequenas e médias empresas (PMEs) deverão ser as principais geradoras de dados nos próximos anos, de acordo com a Frost & Sullivan.

A empresa de consultoria estima que a receita do mercado de dados no Brasil em 2010 deverá atingir R$ 10,34 bilhões, 39,3% acima dos R$ 7,42 bilhões registrados no ano passado, e as PMEs terão um papel importante nesse crescimento devido à saturação de grandes clientes e multinacionais.

Em 2005, a comunicação de dados cresceu 14% em relação ao ano anterior, informou a empresa.

Segundo a consultoria, operadoras como a GVT e a Intelig têm tido bom posicionamento no mercado por focalizarem as PMEs. Isto teria feito com que Embratel, Brasil Telecom, Telemar e a Telefônica, através de seu segmento empresas, procurem alternativas para não perder a participação de 89% de receita que conquistaram, por meio da aquisição de pequenas empresas fora de suas áreas de concessão.

O analista de pesquisa da Frost & Sullivan, Danilo Tamura, sugere que para atingir o público-alvo as operadoras devem observar duas tendências: a migração em massa de antigos para novos protocolos, o que representa redução de custos para operadoras e seus clientes; bem como as soluções baseadas em IP e as novas tecnologias, tais como Gigabit e Metro Ethernet.

O executivo destaca que IP VPN/ MPLS VPN e IP dedicado representam, juntos, 24% do mercado, enquanto apenas as linhas dedicadas respondem por 22%. Ele alerta para o fato de que a migração deve canibalizar as receitas das operadoras, principalmente porque o movimento se dá de serviços mais caros para outros mais baratos.

Outra tendência apontada por ele é a oferta de serviços de valor agregado por parte das teles que querem se diferenciar de seus concorrentes e fazer com que esses serviços sejam mais lucrativos a partir do momento em que a pura transmissão de dados está se tornando uma commodity.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.