RNP interliga instituições universitárias na rede de telemedicina

0

Até o final do ano, 20 instituições que desenvolvem pesquisas e serviços de telemedicina de 14 Estados estarão interligadas no backbone multigigabit da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto deverá consumir investimentos da ordem de R$ 5 milhões, bancados com recursos da Finep.

O processo de integração dará origem à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), a ser lançada na próxima segunda-feira, 24/4, durante seminário na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro. Patrocinada pelo MCT, com o apoio da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários (Abrahe), a Rute tem como objetivo apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos na área.

A Rute vai tornar possível a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina dos hospitais universitários envolvidos no projeto, ressaltou o coordenador do projeto, Luiz Ary Messina. Além disso, estimulará o uso da telemedicina na pesquisa, através de videoconferências médicas, trabalhos colaborativos e estudos de caso; na educação e no atendimento médico, por meio de consultas online e telediagnóstico por imagem.

De acordo com Messina, a Rute permitirá, também, levar serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, com o compartilhamento de arquivos de prontuários, consultas e exames.

A infra-estrutura que está sendo montada para suportar a Rute inclui a rede da RNP e as Redes Metropolitanas de Educação e Pesquisa (Redecomep). Através do link da RNP com a Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), as instituições poderão interagir com as redes parceiras na Europa e Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.