Bionexo incrementa análises e aumenta eficiência operacional com adoção de BI

0

A Bionexo, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções web para e-commerce hospitalar, decidiu apostar na inteligência analítica para aprimorar a qualidade das informações e com isso reafirmar seu comprometimento com a transparência e ética nas relações comerciais na indústria da saúde. A companhia, responsável por integrar digitalmente toda a cadeia produtiva do setor, optou pela plataforma de business intelligence (BI) da MicroStrategy para elaborar análises, tanto para atender às necessidades de gestão interna como para apoiar seus parceiros comerciais a tomarem as melhores decisões de negócios.

Fundada em 2000, a Bionexo tem sede no Brasil e está presente em outros quatro países da América Latina e Europa. Seu foco é criar oportunidades de negócios voltados a compras hospitalares em meio digital, incluindo desde materiais, medicamentos, alimentos, papelaria, produtos de limpeza até equipamentos de manutenção e informática. Mundialmente são mais de 18 mil fornecedores, 1,2 mil hospitais atendidos e R$ 4,9 bilhões transacionados em suprimentos anualmente.

De acordo com Fabio Wakim Trentini, CIO da Bionexo, o BI tem um papel crucial nesse contexto e permitiu não só trazer mais eficiência operacional, como também otimizar o tempo de elaboração dos relatórios e melhorar a qualidade das informações fornecidas para os seus gestores e clientes. Antes do início do projeto, há pouco mais de um ano e meio, o processo era extremamente operacional e realizado manualmente, o que levava semanas e, muitas vezes, demandava algum tipo de retrabalho por parte da equipe. Após a adoção efetiva de inteligência, em poucas horas, é possível gerar análises completas, com mais precisão e com base em terabytes de dados históricos.

"A Bionexo é uma empresa comprometida em fornecer soluções efetivas para seus clientes, ajudando-os a alcançar o melhor resultado financeiro e incrementar a gestão do seu negócio. Por isso, buscamos continuamente novas tecnologias que nos ajudam a atingir esses objetivos. O BI suporta o principal diferencial, que é prover análises baseadas em dados reais, com grande veracidade. Conseguimos mostrar para os nossos parceiros o quanto ele está economizando ao utilizar os nossos serviços e o impacto que isso traz para seus negócios", ressalta.

Com base no cruzamento de dados provenientes de diversas fontes, respeitando a confidencialidade das informações, a Bionexo tem a capacidade de entregar uma série de estudos e dashboards que permitem aos departamentos de compras dos hospitais entenderem não só o seu comportamento, mas também o do mercado. Esses relatórios podem ser disponibilizados e visualizados para os clientes via web na própria plataforma.

Por outro lado, a solução analítica também trouxe benefícios para a gestão da própria Bionexo. O corpo diretivo obtém uma visão muito mais detalhada do que acontece, especialmente em relação ao cumprimento ou não das metas corporativas. A área de pós-vendas também consegue identificar as necessidades dos seus clientes e, com isso, alcançar um perfil muito mais consultivo, o que ajuda a diversificar a oferta de produtos e serviços e atender com mais precisão.

A Bionexo utiliza a versão MicroStrategy 10.2 e pretende migrar em breve para a 10.3, que acaba de ser lançada. Para o desenvolvimento do projeto e efetiva utilização da ferramenta contou com o treinamento e o apoio de especialistas da MicroStrategy. "Especialmente após a adoção da versão 10.2 conseguimos obter visualizações muito mais aprimoradas e isso impactou bastante em nossos negócios, fortalecendo a cultura analítica dentro da nossa empresa", explica Trentini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.