IBM desenvolve soluções de infraestrutura voltadas à nova geração de empresas

0

Os dados serão os recursos naturais que vão mudar a economia deste século, a exemplo do que foi a energia elétrica no século passado. Essa é a visão da IBM sobre o papel que a infraestrutura de TI vai desempenhar nos próximos anos para moldar a empresa da nova geração, cujos pilares estarão assentados em tecnologias como cloud computing, big data, analytics, dispositivos móveis e social media. Para se antecipar a essa nova demanda, a companhia anunciou nesta segunda-feira, 19, em Las Vegas, no evento IBM Edge 2014, uma série de atualizações e novos produtos envolvendo a linha de servidores e armazenamento, com objetivo de oferecer mais desempenho e melhor relação de custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês).

"Escalabilidade é a palavra chave para competir nesse mundo de empresas movidas a dados", disse Tom Rosamilia, vice-presidente sênior da IBM System & Technology Group and IBM Integrated Supply Chain. Segundo ele, big data é "o elemento cuja força vai transformar o negócio de nossos clientes".

Essa oportunidade de transformação das empresas fica evidenciada na pesquisa preliminar do estudo "IT Infrastructure Matters'' do IBM Institute for Business Value, com 750 corporações globais de 18 países e 19 indústrias diferentes, cujos resultados iniciais revelam que apesar de 70% delas reconhecerem que a infraestrutura de TI será um "jogador" importante na conquista da vantagem competitiva e na geração de receitas, apenas 10% se consideram preparadas para competir nesse novo cenário, que une cloud, big data, mobile e social media. Segundo a pesquisa, cujos dados definitivos serão divulgados em julho próximo, as empresas consultadas pretendem fazer investimento na infraestrutura de TI nos próximos 12 a 18 meses.

Duas soluções se destacam entre os inúmeros lançamentos anunciados no IBM Edge 2014, que reuniu cerca de 4,2 mil profissionais de clientes, parceiros de negócios e profissionais da própria IBM, que participam nesta semana de inúmeras palestras técnicas e atualização nos novos lançamentos, pois revigoram tecnologias do passado, como unidade de fitas e flash, de discos removíveis.

A unidade de fita TS 4500, por exemplo, pode armazenar uma ilimitada quantidade de dados estruturados e não estruturados, ideal para aplicações como de big data ou de vídeo, que são disponibilizados na nuvem, com agilidade e segurança. A tecnologia que propiciou o ressurgimento da unidade de fita para uso em novas aplicações foi desenvolvida pela IBM em conjunto com a Fujifilm, que conseguiu a armazenar a densidade de 85,9 bilhões de dados numa área de uma polegada quadrada. Com isso, um cartucho pode armazenar 154 trilhões de bytes (154 terabytes) de dados não comprimidos, espaço suficiente para armazenar 154 milhões de livros, por exemplo.

Segundo Cesar Costa, executivo da unidade de negócios de storage na America Latina, a atual tecnologia de fita é ideal para uso em soluções que envolvam grandes volumes de dados não estruturados, pois apresenta melhor TCO em relação ao arquivamento em discos rígido. "A tecnologia de fita acessa a informação de forma linear, como, por exemplo, a exibição de vídeo, cujas imagens são mostradas da mesma forma. Outro projeto que estamos desenvolvendo em empresas da área de petróleo envolve uma infinidade de dados de pesquisa sísmica. Ambos são exemplos de uso de dados não estruturados", explica.

"Quando um disco falha, a unidade de fita é uma excelente opção de para backup recovery, garantido dessa foram a continuidade dos negócios. O TCO de unidade de fita pode ser três ou quatro vezes melhor em seis a 18 meses, se consideramos que storage tradicional envolve custo de espaço e compressão de dados, pois quanto menor densidade mais ela consome energia", explica.

A tecnologia flash está criando uma nova categoria de negócios na IBM, que estará disponível em todo o portfólio de produtos nos próximos 12 meses, pois sua velocidade de processamento chega a ser 50% mas rápida que os processadores atuais. "Estamos rodando a plataforma numa empresa norte-americana de telecomunicações, em uma aplicação de CRM", enfatiza Costa.

O lançamento durante o IBM Edge 2014 foi a unidade Flash Storage DS8870, que oferece velocidade três vezes superior, ocupando 50% menos espaço de área de consumo de 12% menos de energia. Ambas as soluções, estarão disponíveis no mercado ainda nesse segundo trimestre.

Outro desenvolvimento relevante da IBM é a solução de SDS (software defined storage), sistema que pode acessar qualquer tipo de dado em qualquer tipo de storage. Ela permite a compressão dos dados e a virtualização de qualquer base de unidades de disco heterogêneas, integrando-as numa única plataforma. Numa única console, usuário pode gerenciar todas as bases de dados, independente de onde elas estejam armazenadas.

Visando o mercado de soluções na nuvem, também foi anunciada a unidade de disco IBM Storwize V7000, que tem um controlador mais potente para acelerar aplicações, como de ERP e supply chain. Incluiu novas capacidades de clustering, comprime dados em tempo real e tem o Active Cloud Engine, que facilita o gerenciamento dos dados na nuvem. Tem capacidades de 4 petabytes, que é o dobro da versão anterior.

A IBM anunciou ainda o IBM XIV Cloud Storage for Service Provider, uma infraestrura com relação de custo mais eficiente e comercializada no modelo"pay per use", que reduz o custo inicial de instalação cerca de 40%. Ele é multi-tenancy, que permite com segurança a partição do disco em domínios lógicos par atender clientes distintos.

Linha X80

Adalio Sanchez, gerente geral da linha x86 PureSystems Solutions e Systems & Technology Group, esclarece que a linha de servidores com tecnologia Intel, que foi vendida para a Lenovo, continuará a receber as implementações da IBM, pois o acordo prevê que até 2016 a arquitetura continuará a cumprir o road map de implantação e receber o suporte, atualização e serviços de manutenção.

Seguindo a mesma linha de viabilizar aplicações em cloud, big data, analytics, mobile e social media, foram anunciados ganhos de performance e redução de custos nos modelos IBM Flex System x880, IBM Systems x3100M5 e IBM Pure Flex Solution for Parallels – MSP, este último, já disponível no mercado, voltado para services provider pela sua flexibilidade e capacidade de integrar WEB, IaaS, SaaS através de uma plataforma de processamento paralelo.

*O jornalista viajou a Las Vegas a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.