Schneider Electric adquire controle da fabricante de software Aveva por US$ 858 mi

0

O grupo francês Schneider Electric, fabricante de sistemas de gestão de energia, assinou acordo para adquirir o controle da Aveva, fabricante britânica de software de engenharia para os setores de transporte, farmacêutico, petróleo e gás e energia nuclear, entre outros. A compra será feita por meio de uma operação complexa chamada de "reverse takeover" — algo como aquisição às avessas, em que a empresa controladora é incorporada por sua controlada.

Conforme os termos da transação, a Aveva ficará com a divisão de software da Schneider e receberá mais 550 milhões de pounds (o correspondente US$ 857,7 milhões), em dinheiro. Em troca, a Schneider Electric receberá 74 milhões de ações, correspondentes a 53,5% de participação na Aveva, cujo valor de mercado é de cerca de 1,3 bilhão de pounds. Isso significa que a Schneider terá participação majoritária na companhia britânica. A divisão de software da Schneider inclui ativos de software do grupo de engenharia britânico Invensys, que Schneider Electric comprou em 2013 por 3,4 bilhões de pounds.

A Aveva, que surgiu dentro da Universidade de Cambridge, na década de 1960, é mais uma empresa de tecnologia do Reino Unido a ser encampada por um grupo estrangeiro. No início deste ano, a Equinix, companhia de interconexão global de data centers, que em março passado anunciou a fusão da sua marca com a Alog no Brasil, fez uma oferta de 2,35 bilhões de pounds pela empresa britânica de data center Telecity, negócio que ainda não foi concluído. No ano passado, a Qualcomm, a fabricante americana de chips para dispositivos móveis, comprou a também britância CSR, em um negócio avaliado em 1,56 bilhão de pounds.

Pelas regras do Reino Unido, a Schneider Electric teria de fazer uma oferta de aquisição completa, mas as empresas pretendem solicitar a revogação desta obrigação ao órgão regulador do mercado de capitais britânico e acionistas da Aveva.

"A transação será transformacional para Aveva, criando uma líder global em software industrial, que será capaz de competir melhor em escala global", disse Richard Longdon, CEO da Aveva, em comunicado. Também por meio de comunicado, o presidente e executivo-chefe da Schneider Electric, Jean-Pascal Tricoire, disse que além do aumento de escala, "os portfólios complementares e a capacidade de pesquisa e desenvolvimento conjunta vão gerar sinergias que beneficiarão clientes e acionistas". Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.