Uber faz queixa formal a regulador europeu e litígios podem ser decididos por tribunal superior

0

Os litígios legais envolvendo o aplicativo de caronas Uber, que viabiliza corridas particulares unindo motoristas autônomos e passageiros, em toda a União Europeia, podem ser resolvidos por tribunal superior do bloco econômico, depois de um tribunal espanhol procurou orientação para saber se o serviço se enquadra na alegação movida por motoristas de táxi de concorrência desleal.

Em março, o Uber apresentou uma queixa formal contra Espanha à Comissão Europeia, devido à proibição de operar naquele país, em dezembro do ano passado, após aprovação das medidas cautelares propostas pela associação de taxistas de Madrid, que alegavam tratar-se de uma situação de concorrência desleal

O Tribunal de Justiça da União Europeia deve decidir se classifica ou não o Uber como um serviço de transporte. Mark MacGann, diretor para questões legais do Uber, disse em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 20, que o tribunal espanhol fez referência à consulta a um tribunal superior da Europa.

Os problemas legais e políticos do Uber se acumulam por toda a Europa. No início deste mês, a empresa foi obrigada a suspender o seu serviço UberPop na França. As operações da empresa têm enfrentado dificuldades em vários países, tais como Portugal, Bélgica e Alemanha.

MacGann considera que a proibição é discriminatória e contraria as normas europeias. Na queixa apresentada a Bruxelas constam cinco tipos de violações, entre as quais a das diretivas de comércio eletrônico e de serviços, o princípio da neutralidade tecnológica, a liberdade de prestação de serviços e a carta dos direitos fundamentais da União Europeia.

A decisão, seja ela qual for, será vinculativa a todos os 28 países-membros da União Europeia. O caso ainda não foi registrado no tribunal da UE, de acordo com o seu serviço de imprensa. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.