Samsung estuda abrir código de sistema operacional para desenvolvedores

0

A Samsung está avaliando a possibilidade de abrir o seu sistema operacional Bada para desenvolvedores e fabricantes de dispositivos móveis no ano que vem. A liberação teria como estratégia impulsionar o uso da plataforma e, assim, reduzir sua dependência do Android, do Google, de acordo com fontes ligadas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal. Ainda segundo as mesmas fontes, o objetivo também é tornar o Bada uma plataforma utilizada em larga escala também em smarTVs, já que incorpora funções avançadas como streaming on-demand em telas planas. Mas elas informaram que a Samsung não tem intenção de adquirir nenhuma desenvolvedora de software no futuro próximo.

Com um sistema operacional próprio e aberto, a Samsung teria também uma alternativa aos diversos processos por quebra de patentes abertos pela Apple, que buscam proibir a venda de tablets e smartphones da fabricante coreana em todo o mundo equipados com o sistema operacional do Google. Além disso, ao tornar o Bada um sistema de código aberto, a empresa estaria seguindo os passos do próprio Google, que permite a engenheiros e desenvolvedores independentes aprimorar e modificar seus códigos gratuitamente.

Criado em 2009, o Bada é usado em smartphones de entrada de linha em mercados emergentes. A empresa não faz distinção, em seu balanço financeiro, dos resultados dos produtos com Android e Bada, mas, segundo o Gartner, o Bada representou apenas 1,9% dos smartphones vendidos no segundo trimestre, enquanto o Android obteve 43,4% de participaçãpo de mercado.

Analistas ouvidos pelo jornal americano apostam que os Estados Unidos seria o mercado mais viável para o desenvolvimento da plataforma, por ser o local onde se concentram desenvolvedores mais experientes e um mercado consumidor consolidado. Eles ponderam, contudo, que o uso do sistema em smartTVs ainda é incerto. Isso porque diferentemente dos smartphones, elas ainda são um mercado de nicho, high-end, e não há um sistema operacional predominante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.