Brasil Telecom vai oferecer serviço de VoIP residencial

0

A Brasil Telecom (BrT) terá em breve uma oferta de serviços de voz sobre IP (VoIP) para o mercado residencial. A operadora não confirma a data de lançamento, mas fontes próximas à empresa garantem que o anúncio oficial será feito na semana que vem, durante a Futurecom, evento que acontece em Florianópolis. A BrT será a primeira concessionária de telefonia no Brasil a oferecer serviços de VoiP para o usuário final.

Até o momento, a venda de soluções de VoiP para o mercado residencial mantém-se restrita a espelhos e empresas competitivas, como GVT e Tmais, além de companhias com licenças SCM e sem numeração local. Juntas, GVT e Tmais esperam alcançar mais de 50 mil usuários de VoiP em dezembro.

A expectativa é de que a oferta da BrT seja dirigida a seus usuários de banda larga em ADSL, que hoje são aproximadamente 800 mil. A operadora venderá adaptadores de telefones analógicos (ATAs) para conectar o aparelho telefônico ao acesso em banda larga. Cada ATA virá pré-configurado com um número local da BrT e poderá ser transportado e utilizado em qualquer lugar do mundo onde haja acesso à internet em alta velocidade. O modelo de negócios (assinatura, tarifas etc) ainda não foi divulgado.

A dúvida é o quanto a BrT investirá em marketing na divulgação do novo produto. Afinal, à primeira vista, o serviço poderia canibalizar a receita com a longa distância.
Nos EUA, a incumbent AT&T lançou VoIP apenas para constar em seu portfolio, pois até o momento não fez muito esforço para divulgar as novas soluções. Nos primeiros três meses vendeu apenas 7 mil linhas do serviço, enquanto a Vonage, especializada em telefonia IP, conquistou 250 mil usuários no mesmo período.

Mensagem Inteligente

A partir deste mês, os clientes Brasil Telecom passam a contar também com o serviço Mensagem Inteligente, criado para pessoas em constante mobilidade, que possuam várias contas de e-mail e necessitam ter acesso constante a seus recados de negócios ou de lazer. Com o serviço, o usuário pode armazenar todos os seus recados de voz, e-mails e fax num só lugar e, depois, recuperá-los por meio de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel) ou pela internet.

O serviço será oferecido em duas modalidades: classe básica (armazena mensagens de voz e fax) e classe vip (armazena mensagens de voz, fax e e-mails) com cobrança de um adicional mensal. Para a recuperação das mensagens, o usuário recebe a notificação de recebimento e por meio de um telefone fixo, celular ou internet pode ouvir e gerenciar as mensagens recebidas (guardar, apagar ou encaminhar).

Pelo site da Brasil Telecom, na página do serviço Mensagem Inteligente, o assinante pode manter até quatro contas de e-mails para acessar suas mensagens. Também na página do serviço, ele poderá ouvir suas mensagens de voz e visualizar e imprimir os faxes recebidos. Se estiver em trânsito, pode ligar para o serviço e ouvir seus e-mails (texto convertido em voz). Se quiser responder, basta gravar a mensagem via telefone e a pessoa recebe a resposta em sua caixa de entrada do e-mail com um arquivo de voz anexado ao mesmo.

O serviço foi lançado como piloto no Paraná em 2004 e hoje conta com cerca de 20 mil clientes. Diante desse resultado, a partir deste mês, todas as filiais da Brasil Telecom passam a oferecer o Serviço Mensagem Inteligente para seus clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.