SLTI vai contratar soluções para integrar sistemas

0

Está em curso na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento uma iniciativa destinada a melhorar o fluxo de informações entre os sistemas estruturadores do governo e permitir a troca de dados em tempo real. Trata-se do Sistema de Integração e Inteligência em Informações de Governo, o i3-Gov, desenvolvido em plataforma aberta.

Conforme o titular da SLTI, Rogério Santanna, a interligação também permitirá, entre outros benefícios, conhecer melhor os programas sociais do governo. Isso porque as informações relativas aos diferentes programas sociais estão distribuídas nos diversos sistemas estruturadores.

Para viabilizar essa integração, a secretaria realiza no dia 26 de outubro uma audiência pública para debater as metodologias de soluções que serão utilizadas na integração dos sistemas legados estruturadores do governo federal. Na ocasião também será feito o lançamento de provas de conceito de interoperabilidade entre os sistemas.

Centros de pesquisa e empresas serão convidados a apresentar propostas para o fornecimento e softwares referentes à integração de informações e prestação de serviços. A secretaria submeterá as propostas às provas de conceito que fornecerão os subsídios técnicos para a especificação da solução. Após esse processo, será aberta uma licitação para a contratação das soluções.

O i3-Gov permite conectar os dados, informações e processos armazenados nos oitos sistemas estruturados do governo federal que armazenam milhares de dados. Entre eles, informações sobre compras governamentais, recursos patrimoniais, orçamentários, dados sobre servidores públicos, entre outros. O i3Gov deve entrar em operação no início de 2006. ?Temos o desalinhamento dos sistemas porque eles foram desenvolvidos em épocas diferentes?, explicou Santanna. As informações integradas serão disponibilizados para a sociedade via internet.

O objetivo do governo é aprimorar a produção de informações referentes aos sistemas estruturadores e organizar o conhecimento sobre os processos de tratamento das informações. Uma estimativa aponta que a integração dos sistemas é capaz de reduzir em até 75% dos custos gastos no tráfego de dados de cadastros e tabelas entre os sistemas estruturadores, que hoje ocorre de forma aleatória e repetitiva.

Para dar suporte a esse nível de inteligência, o i3Gov possui uma infra-estrutura operacional de integração e gestão, via web service, que envia e recebe dados trocados entre os diferentes sistemas estruturadores. O i3-Gov foi desenvolvido num ambiente permanente de desenvolvimento de documentação e de análise de informações em tempo real que garante a atualização constante das bases de dados. As informações são interligadas por meio dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) que permitem a convivência entre antigos e novos sistemas de informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.