Transportadora cria sistema GSM para controle de carga

0

A Transportadora Americana, sediada na cidade de Americana, interior de São Paulo, acaba de colocar em operação o TA Cell, um exclusivo sistema de comunicação por celular GSM, que a partir de agora estará disponível às empresas do setor no Brasil.

Desenvolvido em linguagem Java pela equipe de TI da transportadora, o sistema, segundo a empresa, permite não apenas o rastreamento convencional da frota, mas também a baixa, coleta e posicionamento da carga em tempo real.

Várias empresas de transporte de cargas do país já vêm utilizando intensamente a comunicação por telefonia celular, mas apenas para o rastreamento de frotas e comunicação com os motoristas. O TA Cell vai além. Segundo a transportadora, o sistema permite atualizar as informações em tempo real quanto à realização de todas as etapas operacionais de coleta, transferência, entrega e baixa das cargas, frete a frete, cliente a cliente.

"O grande diferencial do TA Cell é a sua flexibilidade, pois permite a discriminação do status de cada carga individualmente, sem a necessidade de atrelar esta informação à do veículo que a transporta, como acontecia até hoje, inclusive nos sistemas por celular", afirma o gerente de sistemas da TA, Dalton Vecchini. "Dessa forma, é possível saber a situação de cada carga, de fato, a cada momento, sem precisar esperar que ela chegue a algum check-point, do cliente ou do embarcador."

Vecchini coordenou a equipe de tecnologia da Transportadora Americana, que desenvolveu todas as etapas do TA Cell com tecnologia exclusiva da empresa. A maior novidade, em relação aos sistemas por celular de outras transportadoras, segundo ele, é um software desenvolvido em linguagem Java, instalado em aparelhos celulares comuns utilizados pelos motoristas. "A programação em Java é muito superior ao WAP, facilitando a interação com o motorista ou agente da TA."

O software registra os horários das operações sem a intervenção do usuário, que apenas interage com menus simplificados. Mesmo quando o motorista se encontra fora da área de cobertura do celular, os dados são armazenados com os horários reais. Ao voltar à área de cobertura, eles são automaticamente enviados para o data center da TA e disponibilizados aos sistemas gerenciais e canais de comunicação com clientes. "Com isso, garante-se não apenas a integridade dos dados, como a correta informação ao cliente, com custos muito reduzidos em relação a sistemas por satélite e por celulares convencionais", conclui Vecchini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.