Comissão aprova jornada de seis horas diárias para operadores de telemarketing

0

Proposta que estabelece jornada de trabalho de seis horas diárias  e 36 horas semanais para operadores de telemarketing foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados na quarta-feira, 19. O Projeto de Lei 1686/11, do deputado Antônio Roberto (PV-MG), altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto Lei 5452/43). Além dos operadores de telemarketing, a proposta prvê a mesma carga horária para digitadores.

O relator na comissão, deputado Carlos Roberto (PSDB-SP), afirma que, em razão de características próprias, tanto a ocupação de digitador quanto a de operador de telemarketing merecem tratamento diferenciado em relação às condições de trabalho. “Os operadores de telemarketing e os digitadores, devido à repetição de movimentos e à permanência em uma mesma posição por longos períodos, estão suscetíveis a uma série de doenças ocupacionais, dentre as quais lesões por esforços repetitivos (LER) e outros problemas ortopédicos”, observou.

Ele destaca ainda que o projeto adequa a legislação vigente aos novos tempos e demandas trabalhistas da sociedade. “Por serem ocupações relativamente novas, o ordenamento jurídico brasileiro ainda não as contempla, merecendo, assim, a necessária revisão para a inclusão dessas atividades no rol de outras ocupações semelhantes, como de datilografia, no caso da digitação, e dos empregados em serviços de telefonia, de telegrafia submarina e subfluvial, de radiotelegrafia e de radiotelefonia, no caso dos operadores de telemarketing”, acrescentou Roberto.

O projeto tem caráter conclusivo e segue para análise pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.