Gestão da Saúde em Porto Alegre tem resultados positivos

0

O processo de modernização da gestão da saúde em Porto Alegre, os resultados já atingidos e as metas estabelecidas com a qualificação do sistema por meio de ferramentas tecnológicas e metodologia de gestão, que estão sendo implantadas por meio do convênio com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), foram apresentadas nesta quinta-feira, 20, pelo secretário adjunto da Saúde, Marcelo Bósio, no Comitê de Gerenciamento (CG) do programa "A Receita é Saúde".

Para Izabel Matte, coordenadora-geral do gabinete de Planejamento Estratégico da Prefeitura, ''o município vem inovando no uso de ferramentas e metodologias para qualificar a administração, equiparando-se às empresas mais modernas, que dão ênfase à gestão e é motivo de orgulho para todos nós vermos que a área da saúde já apresenta resultados positivos desde que se inseriu nesse processo".

André Imar Kulczynski, diretor-presidente da Procempa, salientou  a importância do trabalho do gabinete de Planejamento Estratégico, no salto de qualidade que a administração municipal deu desde 2005, quando foi implantado o modelo de gestão. "Foi uma mudança de paradigma estabelecida pelo modelo de gestão, pois saimos do uso de sistemas inadequados e obsoletos, com ferramentas ultrapassadas, para uma gestão moderna e de qualidade, cujos resultados já podem ser medidos. A Prefeitura tomou uma decisão política importante, de ser eficaz para tornar-se eficiente", afirmou.

Modernização da gestão

O trabalho apresentado por Bósio salientou o Pacto de Gestão de Qualidade do SUS estabelecido pelo município, que garantiu o percentual de 20% das receitas municipais para investimento em saúde, a modernização da gestão, que vem implementado a informatização do sistema, o registro eletrônico da efetividade (ponto eletrônico), a ampliação das equipes de estratégia da saúde, UPAs e a ampliação do número de leitos hospitalares.

"Com o ponto eletrônico, já instalado na centralizada, HPS, Hospital Presidente Vargas, e em dois pronto atendimentos, já conseguimos registrar maior assiduidade do servidor, controle efetivo das horas trabalhadas e redução de horas-extras, fatores que impactam diretamente no atendimento à população", observou.

Além da implantação da primeira Linha de Cuidado Simultâneo do AVC e do infarto no país, marcada para a próxima semana, Bósio ainda enfatizou o percentual de cobertura  das equipes de saúde da família, que passaram  de 22%, no início da gestão, para 43%, hoje, e com meta de atingir o preconizado pelo MInistério da Saúde, que é de 50%, em 2012. "Já ultrapassamos a média nacional que está entre 30 % e 35% de cobertura de atendimento básico e estamos trabalhando também para qualificar as consultas especializadas".

Outro dado importante, alerta o secretário, é que atualmente a SMS já conhece sua fila de espera de consultas especializadas que é  de 88.749 solicitações, sendo que 64.501 já estão com consultadas marcadas e 24.248 são de fila de espera , principalmente nas especialidades de traumato/ortopedia, oftalmologia e neurologia. "O processo de gestão é importante, porque conseguimos dimensionar o trabalho, mostrando os resultados, o que é um instrumento de motivação para o servidor que se reconhece como peça-chave nesse sistema", concluiu Bósio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.