TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Variação do Stuxnet é identificada em ciberataques na Europa

Postado em: 20/10/2011, às 10:53 por Redação

Um vírus identificado por pesquisadores da Symantec e batizado de Duqu pode ter atacado empresas europeias. Os pesquisadores não revelam os nomes das organizações, mas afirmaram que algumas delas estão “envolvidas na manufatura de sistemas de controle industrial”. Segundo a pesquisa, o Duqu não pode ter sido desenvolvido sem acesso prévio à programação inicial do Stuxnet.

O Stuxnet, que infectou milhares de computadores em 155 países no ano passado, foi usado para roubar informações confidenciais de empresas iranianas envolvidas no enriquecimento de urânio do programa nuclear do país. Após o incidente, o vírus se disseminou na rede, sendo capaz de atacar ou apenas espionar os dados dos computadores infectados.

Os pesquisadores afirmam que o Duqu, programado para durar 36 dias e depois se autorremover da máquina, foi desenvolvido para roubar informações necessárias para um outro ataque, ao estilo do Stuxnet. Por isso, rumores apontam como vítimas do ataque do Duqu empresas de energia nuclear.

Os pesquisadores também afirmaram que não foram capazes de determinar como o código do Duqu atingiu seu alvo. A exemplo do Stuxnet, ele é extremamente sofisticado e pode ter usado diversas vulnerabilidades de um sistema, levando à especulação que poderia ter sido desenvolvido apenas por uma organização com acesso a recursos de agências de inteligência.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top