Acessos em banda larga ultrapassam 55 milhões em novembro

0

O Brasil atingiu 55,4 milhões de acessos à internet em banda larga, fixa e móvel, em novembro, segundo relatório divulgado nesta terça-feira, 20, pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O número representa um crescimento de 68% em relação a novembro de 2010, quando havia 33 milhões de acessos no país, ou seja, nos últimos 12 meses 22,4 milhões de novos acessos em banda foram adicionados à base. O ritmo de ativação da banda larga no período foi de 61 mil novas conexões por dia.

Do total de acessos registrados no mês passado, 16,5 milhões foram de banda larga fixa e 38,9 milhões de banda larga móvel. A banda larga fixa apresentou crescimento de 21,9% nos últimos 12 meses, tendo sido adicionados nesse período 3 milhões de novas conexões.  A banda larga móvel, por sua vez, dobrou o número de acessos desde novembro de 2010, acrescentando 19,4 milhões de novas conexões. Do número total de banda larga móvel, 7,6 milhões são de modems de acesso à internet e 31,3 milhões, de celulares de terceira geração (3G), incluindo os smartphones. Especificamente nesse segmento de 3G, o crescimento nos últimos 12 meses foi de 130%.

Se for considerado o acumulado no ano, de janeiro a novembro, 20,9 milhões de novos acessos foram ativados, sendo 2,7 milhões de banda larga fixa e 18,2 milhões de banda larga móvel. 

Expansão da infraestrutura

De acordo com o estudo, o ritmo de expansão da base tem se verificado também na ampliação da cobertura. A infraestrutura de banda larga fixa está instalada em todos os municípios brasileiros e as redes de 3G da banda larga móvel estão presentes em 2.128 municípios, que concentram 79% da população brasileira. Neste ano, já foram ativados mais de 840 municípios com tecnologia de 3G. Essa expansão supera em muito as obrigações determinadas no leilão de licenças de terceira geração, que eram de 928 municípios até abril de 2013.

Pelo levantamento da Telebrasil, os novos acessos em banda larga móvel (3G) já correspondem a quase metade (46%) dos 40 milhões de celulares habilitados em 2011. A competição nesse segmento também tem evoluído significativamente. Os dados mostram que mais 40% da população brasileira moram em cidades atendidas por pelo menos quatro operadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.