Aprovada a criação de indicador de inclusão digital

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o Projeto de Lei 7351/10, do deputado Roberto Britto (PP-BA), que institui o Índice Brasileiro de Inclusão Digital (Ibid), com o objetivo de medir o grau de participação do cidadão, de empresas e dos governos na sociedade da informação. Conforme a proposta, os dados que vão compor o índice serão definidos e coletados pelo Poder Público por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e divulgados trimestralmente.

Os dados do ibid, de acordo com o projeto, deverão abranger informações como o grau de utilização de recursos de informática pelo cidadão, com vistas a acessar e utilizar redes de computadores, inclusive a internet; o uso da informática no setor privado e a oferta de bens e serviços por meio do comércio eletrônico; a utilização da informática, a oferta de serviços e informações ao cidadão por redes de computadores, inclusive a internet; e a promoção da transparência no exercício de suas atividades, pelos órgãos e entidades da administração pública federal, direta ou indireta, inclusive as fundações e demais organizações sob o controle direto ou indireto da União, dos estados e municípios.

O relator na comissão, deputado Francisco Floriano (PR-RJ), defendeu a aprovação da matéria. Ele ressaltou que o sucesso de políticas públicas de massificação da internet depende da implantação de formas de coleta de dados e aferição de resultados. "Essa sistemática assegura o contínuo aperfeiçoamento do processo e confere transparência às ações implementadas pelo Poder Público." Na opinião do parlamentar, o indicador contribuirá também para auxiliar os gestores públicos na gestão do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL – Decreto 7.175/10), para redefinir metas e avaliar a eficácia das medidas adotadas.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.