IBM prevê leitura de pensamento e geração humana de energia até 2016

0

Dentro de cinco anos, a tecnologia nos levará a um mundo completamente diferente, próximo do que preconiza a ficção científica. Esra é a previsão da IBM, com base na pesquisa intitulada "Next Five in Five", que traçou cinco tendências que parecem pouco factíveis no curto prazo, mas que para a gigante de TI são totalmente prováveis até 2016. "Na IBM, cruzamos, diariamente, a fronteira entre ficção científica e fatos científicos", afirmou o gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion.

A primeira das tendências plausíveis será a geração de energia dentro de casa para ser usada no consumo diário. Ou seja, a IBM prevê que as tecnologias de processamento de energia serão capazes de capturar o calor e o movimento humano para recarregar baterias enquanto se pedala em uma bicicleta ergométrica, por exemplo. Outra tendência é a tecnologia biométrica, em que se utilizam dados biológicos, como DNA ou o desenho da íris, para acessar informações pessoais. Com a evolução dos sistemas de processamento de dados biométricos, as pessoas não precisarão mais de senhas para acessar suas contas bancárias ou fazer logins.

A terceira propensão é digna de filmes de ficção. Cientistas da IBM estão pesquisando formas de interligar o cérebro de uma pessoa a dispositivos, o que permitiria a leitura de sinais nervosos. Em resumo: a leitura de pensamentos. Embora esta possibilidade possa alimentar a imaginação das pessoas e levantar questões éticas e de privacidade, a intenção é desenvolver o projeto para aplicações da TI na área de saúde, como a utilização de dispositivos para auxiliar na reabilitação de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC).

Por fim, a IBM aposta no fim da exclusão digital à medida que as tecnologias se tornem mais baratas e acessíveis. Um dos reflexos disso é o uso maciço de celulares – a empresa projeta a venda de 5,6 bilhões de telefones móveis nos próximos cinco anos, número que contempla 80% da população mundial atual.

A última tendência é o fim das mensagens indesejadas (spams) nas caixas de correio eletrônico das pessoas, graças à evolução de filtros de e-mail. A evolução desses sistemas irá propiciar também o envio do chamdo "spam útil" – de processos analíticos em tempo real para interpretar e integrar dados de diversas fontes, como redes sociais e preferências on-line. Assim, a TI será utilizada para apresentar e recomendar informações úteis personalizadas, entregues via e-mail em qualquer tipo de dispositivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.