WhatsApp: link que promete retrospectiva 2018 é golpe

0

O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou um link malicioso que está circulando pelo WhatsApp com uma falsa retrospectiva de 2018.

O texto que acompanha o link incentiva o usuário a relembrar "fotos antigas, status e conversas". O objetivo da pessoa mal intencionada é gerar lucro por meio de publicidade e, em alguns casos, o golpe redireciona o usuário para falsas páginas de promoção que solicitam dados pessoais. Em apenas 16 horas, foram 339 mil detecções.

"Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com Copa do Mundo, eleições, black friday, e agora com o fim do ano. Essa é uma das formas mais comuns de tentar dar credibilidade para o link que está sendo compartilhado e as pessoas precisam estar sempre atentas. Por isso é muito importante checar com as empresas se qualquer promoção, serviço ou ação de marketing de fato é verdadeira", explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma ainda que é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito pelo site www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br, e utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing, como o dfndr security.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.