Apesar de muito populares, apps de mensagens instantâneas ainda terão baixa receita até 2018

2

Apesar de virem conquistando cada vez mais os usuários de tablets e smartphones, a ponto de já ameaçarem o serviço de SMS das operadoras de telefoniaWhatsApp, os aplicativos de mensagem instantânea — como WhatsApp, Line Messenger, Viber e We Chat — ainda geram um volume baixo de receita. E esse cenário não deve mudar tão cedo. Projeção da Juniper Research aponta que, embora devam responder por 75% do tráfego móvel no mundo em 2018, o equivalente a 63 trilhões de mensagens, os apps de mensagens representarão apenas 2% da receita total do mercado de mensagens móveis no período, ou seja, pouco mais de US$ 3 bilhões.

De acordo com a consultoria, essa situação pode ser explicado em razão de as empresas desenvolvedoras dos aplicativos móveis ainda não terem encontrado um modelo de negócio capaz de tornar o serviço rentável, apesar do grande público. Além disso, observa o relatório, a extrema pulverização de apps no mercado, hoje na casa de centenas, torna o desafio mais difícil. Isso sem falar no sem-número de abordagens das empresas, que vão desde a venda do app a oferta de  jogos até a monetização do serviço com publicidade ou assinaturas.

O relatório da consultoria observa que,  embora  a popularização dos apps móveis seja inquestionável, o peso deles no tráfego de mensagens instantâneas deve ser realtivizado, já que o aumento verificado nos últimos tempos resulta de uma série de fatores. Uma das razões do aumento exponencial do tráfego de mensagens de texto via apps móveis reside no fato de o uso desses aplicativos ser inerentemente diferente do uso de SMS. Enquanto para transmitir uma mensagem via aplicativos móveis os usuários precisam enviar vários "chats", no SMS, ele utiliza um único.

O aumento do tráfego de mensagens instantâneas, ressalta o estudo, também tem sido impulsionado pelo uso de stickers (adesivos), emoticons,, imagens e conversas em grupo, além do fato de que os mais jovens normalmente instalam vários aplicativos móveis.

Segundo o autor do relatório, Sian Rowlands, "a adoção de aplicativos de mensagens instantâneas tem acelerado rapidamente nos últimos 18 meses, o que levou a Juniper a rever a previsão de crescimento do volume de tráfego de mensagens". Ainda de acordo com ele, o Extremo Oriente e a China serão as regiões responsáveis pela geração do maior volume de tráfego em todos os formatos de mensagens móveis daqui a quatro anos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente os aplicativo de mensagens ainda não encontraram uma forma eficiente de ganhar dinheiro. Mas o valor que essas empresas tem se referente a imensa qualidade de usuários e de dados cadastrados no seu banco de dados. O que pode valer fortunas para o ramo da publicidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.