Internet das Coisas: algo a mais para sua organização

0

Quando uma tecnologia nova surge, testemunhamos o desejo das empresas em tornarem-se pioneiras. Elas criam unidades de negócios focadas em aproveitar as oportunidades para alavacam ainda  mais seus objetivos de negócios. Big Data, redes sociais, atendimento a clientes e a nuvem são alguns exemplos. Temos visto a criação de unidades especializadas de negócios, voltadas para prospectar o potencial do mercado, sem necessariamente explorá-lo, devido à falta de precedente de seu funcionamento ou alcance.

Com o auge dos dispositivos "que podemos vestir" e com o iminente futuro conectado, que pouco a pouco invade a nossa vida pessoal e profissional, criou-se uma categorização que abrange toda a atividade proveniente desses aparelhos conectados à Internet e que geram dados capazes de ajudar a melhorar processos e, ao mesmo tempo, compreender o foco que os consumidores têm em relação a um determinado produto ou serviço.

É importante reconhecer que as empresas devem inovar, confiando nas plataformas existentes na nuvem e nos serviços de infraestrutura, permitindo que cada organização seja capaz de se adaptar a esses tempos que exigem conectividade constante e, sobretudo, uma perspectiva global do que pode nos beneficiar ou prejudicar.

Por isso, temos que considerar que a Internet das Coisas deve ser vista como um complemento às demais ferramentas de geração de informação que as empresas possuem, já que se integra a cada uma delas. Com o passar do tempo, a sua influência será cada vez maior. O CEO da Oracle, Mark Hurd, prevê que até 2025, 80% dos aplicativos empresariais serão movidos para a nuvem. Isso influenciará a interação entre Big Data, a nuvem e a Internet das Coisas, administrando suas informações de forma consistente e dinâmica, desenhando um quadro positivo no qual toda a indústria será beneficiada.

A presença de um novo elemento, nem sempre significa que você terá que lhe dirigir esforços adicionais para explorar maneiras de colher seus benefícios. Como indústria, é preciso considerar que nem toda tecnologia merece uma unidade especializada e, ao invés disso, perguntarmos: De que maneira essa inovação é capaz de se integrar ao que temos em nossos portfólios de serviços?

Eduardo López, vice-presidente de Consultoria, Aplicativos e Cloud, Oracle América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.