Operadoras fixas se unem para combater fraudes

0

A Associação Brasileira de Roaming que reunia apenas operadoras móveis no combate às fraudes, ampliou seus objetivos e passou a chamar-se Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

Na semana passada recebeu também a adesão de empresas de telefonia fixa como a Embratel, Brasil Telecom, Telemar, CTBC, Intelig e Sercomtel, faltando apenas finalizar a entrada da GVT e negociar a adesão da Telefônica.

A antiga Associação Brasileira de Roaming já vinha trabalhando com diversos sistemas anti-fraude como o cadastro centralizado de aparelhos roubados para todas as tecnologias, e o EIR centralizado (Equipamentos Identificadores de Registro) que, a partir de um sistema da Oi, foi disponibilizado para todas as operadoras GSM.

O primeiro trabalho da ABR Telecom será um projeto piloto anti-fraude dirigido às operadoras fixas, no valor de R$ 500 mil. O diretor executivo da Associação, Alcides de Castro Maya, evita falar dos dez tipos de fraude já identificados e que serão analisados a partir do envio, em no máximo duas horas, das informações relativas a todas as ligações de longa distância realizadas no País (em princípio origem, destino e duração).

De qualquer forma, há pelo menos três fraudes mais conhecidas: a clonagem; as ligações para telefones no exterior fora do perfil do usuário; e o que a ABR denomina CSP surfing, quando o assinante usa apenas uma operadora de longa distância por algum tempo, até que a cobrança apareça na conta, e depois muda de empresa. A associação não tem fins lucrativos e no ano passado custou R$ 20 milhões ao conjunto das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.