Sites do governo terão página sobre gestão de recursos

0

Órgãos do governo federal terão de disponibilizar em seus respectivos portais uma nova página com informações referentes à gestão dos recursos públicos. Trata-se da Página da Transparência Pública que deverá conter dados relativos a licitações públicas, contratações, convênios e instrumentos congêneres, e informações sobre diárias e passagens relativas a cada órgão. Com exceção das informações sobre licitações públicas que deverão ser atualizadas semanalmente, as demais deverão passar por atualizações quinzenais.

A portaria interministerial que disciplina a divulgação desses dados e informações por meio da internet foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (20/3). A ação é uma iniciativa conjunta entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério do Planejamento, que irá desenvolver o modelo das páginas por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, e que disponibilizará aos órgãos um banco de dados com as informações que formarão o conteúdo mínimo.

O prazo para que a CGU e o Ministério do Planejamento disponibilizem esses conteúdos aos órgãos é de 60 dias. Os órgãos da administração direta terão mais 30 dias para implementar a Página da Transparência e os da administração indireta mais 60 dias. A iniciativa busca ampliar a transparência do Estado brasileiro ao qualificar a qualidade das informações sobre a gestão dos recursos públicos disponibilizadas aos cidadãos.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, as tecnologias da informação potencializam a promoção da transparência pública porque permitem dar visibilidade às informações que antes ficavam restritas ao conhecimento de gestores públicos e que agora podem ser disponibilizadas on-line para o acesso de todos.

?O crescimento das informações em rede leva ao aumento da transparência e à diminuição da burocracia estatal. Com isso, há um maior controle social sobre o Estado que contribui para a democratização do processo decisório e para uma maior efetividade da ação governamental?, destacou Santanna.

A Página da Transparência deverá apresentar as informações de maneira simples, com recursos de navegação intuitivos a qualquer cidadão, independente de senhas ou conhecimentos específicos de informática. Todo o conteúdo técnico deverá ser precedido de texto introdutório e, sempre que possível, acompanhado de notas explicativas, na forma de dicas de tela. Também deverão ser apresentados com as respectivas fontes e datas da última atualização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.