Falta de política de uso impede adoção de mobilidade pelas empresas

0

Apesar do crescimento da adoção de celulares pelas empresas brasileiras, apenas 39% delas possuem política específica para uso da mobilidade corporativa. Em comparação com países como México (60%) e Colômbia (70%) o Brasil está bem baixo da média da região da América Latina, mesmo elas (63%) reconhecendo que o uso de dispositivos móveis é muito importante para o desenvolvimento dos seus negócios.

As informações fazem parte da pesquisa pela Citrix, que revela ainda que custo não é o motivo pelo entrave no estabelecimento de uma política de gestão de smartphones e tablets, conhecida como BYOD (Bring your own device), mas sim que "não há percepção que ela é importante para o desenvolvimento dos negócios.".

A pesquisa diz ainda que no Brasil, dentre as empresas que trabalham rotineiramente com acessos a aplicações móveis corporativas, mais da metade (58%) acredita estar em equivalência com seus concorrentes nesse sentido. E que as principais vantagens dessa realidade, apontam o aumento da produtividade e satisfação do cliente.

"O teletrabalho, além de trazer mais produtividade, reduzir custos operacionais, evitar perda de tempo em congestionamento, proporciona melhor satisfação dos colaboradores e na retenção de talentos", explica Luis Banhara, diretor geral da Citrix no Brasil.

Quanto às iniciativas de mobilidade, acesso de qualidade e o desempenho da rede são pontos considerados fundamentais para as empresas brasileiras, haja vista que a má qualidade da banda larga é uma reclamação recorrente. Também citam como fundamentais o atendimento e disponibilidade de um help desk quando necessário. A pesquisa mostra que para atender essas e outras demandas relacionadas a acesso móvel, as empresas brasileiras destinam 16% do seu orçamento para esse fim, enquanto o México investe 12% e a Colômbia 20%.

Preocupação com segurança

A pesquisa aponta que a segurança continua a ser uma das preocupações das companhias, que consideram como prioridade proteger dados pessoais e controlar o acesso aos aplicativos. Embora reconheçam essa necessidade, o orçamento para a contratação de soluções de segurança para mobilidade é reduzido. No Brasil é apenas 13%; 11% no México e 17%, na Colômbia. Além disso, 62% das empresas brasileiras entrevistadas não possuem uma estratégia formal de segurança ou políticas de uso de mobilidade. Na Colômbia, esse índice é de 68% e no México 77%.

E mostra ainda que 85% dos entrevistados reconhecem que o controle de acesso às aplicações é o aspecto mais preocupante quando de fala em acesso remoto, sendo que o acesso ao sistema por usuários externos para roubar propriedade intelectual consideram que é a principal ameaça à segurança móvel das empresas brasileiras.

O estudo questionou como é feita atualmente o gerenciamento de acesso de usuários remotos e a distribuição de dados sensíveis dentro da empresa. No Brasil, constatou que o uso de sistema de gerenciamento de dispositivo móvel – MDM (Mobile Device Management) não está entre as prioridades dos tomadores de decisão de negócios, ocupando a 8ª posição. Quem liderou essas listas de resposta foram os itens de controle de acesso e aplicação, redes e dados, de acordo com tipo de usuário.

Segundo Banhara, para superar a complexidade de adotar soluções de segurança que atendam diferentes plataformas, tipos e versões de sistemas operacionais, formas de acesso, plugins, uma infinidade de modelos e telas de dispositivos móveis, o software da Citrix trabalha na camada da aplicação, onde todos esses itens são indiferentes para se garantir a segurança das informações. "O espaço de trabalho móvel será definido software", enfatiza o executivo.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada em outubro de 2015, com 360 organizações (120 de cada país) dos setores de indústria, comércio e serviços. As entrevistas foram executadas, principalmente, com equipe responsável pelas tecnologias de informação das empresas, todas elas com pelos menos 50 empregados.

CITRIX_Seguranca_Movel
(Clique na imagem para ampliar)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.