Intelbras e Infravias firmam parceria de desenvolvimento tecnológico para cidades inteligentes

0

A Intelbras e a Infravias, startup de sistemas construtivos e soluções inovadoras e sustentáveis para as áreas de infraestrutura e mobilidade, firmaram parceria com o objetivo de desenvolvimento de soluções para smart cities (cidades inteligentes). O primeiro projeto conjunto é um ponto de ônibus que agrega segurança, acessibilidade e conforto aos usuários do transporte público, utilizando ferramentas de tecnologia.

O conceito de smart cities ganhou atenção nos últimos anos por conta do aumento da urbanização global. Em uma pesquisa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) detalhou que o uso de diferentes tecnologias pode melhorar a entrega de serviços públicos e os resultados das políticas em áreas como segurança e transporte. É nesse contexto de inovação e melhora da mobilidade urbana que o ponto de ônibus desenvolvido pela Infravias e a Intelbras se insere.

Outras inovações que serão utilizadas no ponto de ônibus são os sistemas de iluminação, de carregamento de dispositivos móveis (USB) e display multimídia, que serão alimentados de energia proveniente de placas solares. Também terá WiFi gratuito para acesso aos serviços relacionados ao sistema de transporte. Anexo ao ponto, está prevista área de bicicletário com possibilidade de compartilhamento de bicicletas e patinetes.

O ponto de ônibus está sendo desenvolvido como proposta para revitalização do bairro Vila A, em Foz do Iguaçu. Ele faz parte de um grande projeto de planejamento urbano focado em sustentabilidade, em parceria com a prefeitura municipal. Sob as calçadas e ciclovias será implantado o sistema INFRAVIA que organiza as redes de gás, água, esgoto, energia elétrica, comunicações e drenagem pluvial, facilitando a operação e manutenção dessas infraestruturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.