Audi, BMW e Daimler devem anunciar compra da divisão de mapas da Nokia, diz jornal

0

As montadoras alemãs de automóveis BMW, Audi e Daimler, que fabrica os carros da marca Mercedes-Benz, estão em fase adiantada de negociações para a compra do serviço de mapeamento digital da Nokia, conhecido como Here, por pouco mais de 2,5 bilhões de euros (o correspondente a US$ 2,71 bilhões), e a assinatura final do acordo pode acontecer nos próximos dias, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto disse ao The Wall Street Journal.

A aquisição é tida como estratégica para as fabricantes de automóveis — que criaram um consórcio para adquirir a unidade —, já que a tecnologia de mapas digitais de alta definição, em tempo real, é vista como crucial para o desenvolvimento de veículos autônomos e uma vasta gama de sistemas de segurança automotivos no futuro. Segundo analistas, o negócio de mapeamento digital deve crescer rapidamente, à medida que cada vez mais montadoras de automóveis se preparam para lançar carros autônomos por volta de 2020.

A compra da divisão de mapeamento é vista também como uma jogada das montadoras para barrar uma possível união de gigantes do Vale do Silício (leia-se Google, Apple e Facebook) para adquirir as patentes da Nokia, o que lhes daria o controle de uma parte fundamental da tecnologia necessária para navegação e oferta de serviços digitais, recursos que estão se tornando cada vez mais comuns nos carros de luxo.

Atualmente, a indústria de mapeamento digital é dominada pela Nokia Here, a holandesa TomTom e o Google, sendo que a fabricante finlandesa afirma que 80% dos seus clientes são da indústria automobilística.

A estratégia das montadoras alemãs é adquirir a totalidade da Nokia Here e, em seguida, convidar outras fabricantes de automóveis globais para adquirir participações na empresa, disse a mesma fonte. "O objetivo sempre foi o de operar o serviço como uma plataforma aberta para todos os fabricantes de carros", disse.

Procurada pelo jornal americano, a Nokia se recusou a comentar o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.