Administradora de frotas reduz 66% dos servidores com virtualização

0

Para eliminar a necessidade de adquirir um novo servidor a cada criação de um serviço, a LeasePlan, empresa de leasing de veículos e gestão de frotas, decidiu implementar um projeto de virtualização, que reduziu em 66% o número de máquinas necessárias para operar como servidores web, de e-mail e de antivírus, entre outros. A solução foi desenvolvida com o apoio da Strattus Software, distribuidora de licenças da VMware no Brasil.

"As novas máquinas utilizam apenas 5% da sua capacidade", conta Rogério Pereira, analista de suporte da LeasePlan. "Com a virtualização, hegamos a um total de 15 servidores físicos."

Pereira conta que a LeasePlan precisava garantir que haveria outro servidor idêntico disponível para o caso de pane – medida exigida tanto pela matriz da empresa quanto pelo Banco Central, já que a LeasePlan também atua como banco. "Também era preciso garantir alta disponibilidade dos servidores web, em função dos clientes que contam com acesso a uma extranet para diversas funções, inclusive o sistema de controle de manutenção dos veículos, que oferece aprovação eletrônica de transações", explica ele.

Na busca de uma solução, em 2006, Pereira começou a estudar a alternativa de virtualizar os servidores. O projeto piloto teve no início no ano seguyinte. Segundo o executivo, mesmo com apenas quatro profissionais de TI na empresa, não existiram dificuldades com a implementação. "Nós utilizamos um painel de desenvolvimento próprio para administração do atendimento aos clientes, baseado em um servidor específico. Durante a virtualização, esse sistema era um dos itens que mais preocupava, pelo tamanho e complexidade do servidor", conta Pereira.

De acordo com ele, para a implantação foi emitido um alerta aos usuários de que o servidor estaria indisponível durante um fim de semana. A migração foi feita e na segunda-feira o servidor virtualizado já estava funcionando. Outras máquinas disponíveis foram utilizadas como estações de trabalho diferenciadas para aplicações mais exigentes.

Atualmente, a LeasePlan conta com 25 servidores, que rodam em cinco servidores físicos, e com isso, mais de 95% dos sistemas da empresa já estão virtualizados – dez máquinas deixaram de ser utilizadas pelos servidores.

Segundo Pereira, a solução beneficiou desde os processos de documentação dos 1,2 milhão de veículos que a companhia administra, até o controle de troca de pneus e o abastecimento de combustível. Para isso, ela conta um banco de dados DB2 que roda em um servidor iSeries, da IBM.

O projeto permitiu ainda a redução de custos com hardware, o que levou a empresa a carrear o orçamento para a compra de software e consultoria. Até o fim do ano, a virtualização será implementada também na filial mexicana da companhia. "O objetivo é reduzir para cinco os 15 atuais servidores", conta Pereira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.