Furnas instala sistema de comunicação sem fio em linhas de alta tensão

0

Flexibilidade e redução dos custos de comunicação na área de operação e manutenção das linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão. Estes foram os principais benefícios obtidos pela Furnas Centrais Elétricas, estatal de geração de energia hidrelétrica, com a implantação de um sistema de comunicação sem fio desenvolvido pelo CPqD e utilizado, em caráter experimental, pelas equipes que operam e mantêm as linhas de alta tensão.

Resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento iniciado em 2006, o piloto desse sistema foi instalado na própria infra-estrutura de Furnas, em torres que interligam subestações nos municípios de Nova Iguaçu e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Segundo a empresa, a comunicação efetuada por meio do sistema poderá trazer grande flexibilidade às atividades de operação e manutenção ao longo das linhas de transmissão, uma vez que provê acesso banda larga de baixo custo, proporcionando uma alternativa tecnológica aos sistemas celulares e aos rádios VHF.

O sistema desenvolvido pelo CPqD foi implementado com a tecnologia Wi-Fi 802.11g e utilizou uma configuração composta por duas estações remotas (principal e repetidora) instaladas em duas torres. Uma delas foi interligada a um par de fibras ópticas do cabo OPGW dessa linha de transmissão de 500 kV. Os equipamentos dessas estações remotas foram alimentados por baterias e painéis solares e tiveram a função de efetuar cobertura de acesso e repetição na banda de 2,4 GHz, além de permitir a comunicação de voz, vídeo e dados sobre IP através de terminais móveis e portáteis (Wi-Fi phones, PDAs, laptops, etc.) entre a área vizinha às torres, no município de Seropédica, e qualquer outro ponto da rede corporativa de Furnas – incluindo ramais do PABX e terminais de acesso da concessionária.

O sistema ainda necessita de uma análise mais detalhada sobre os impactos técnicos e econômicos de uma implantação de maior escala. Mas em decorrência do bom desempenho e cobertura apresentados no piloto, a Divisão de Estudos de Telecomunicações de Furnas planeja aproveitá-lo para dar suporte às equipes de engenharia da empresa, que trabalharão na derivação de uma nova linha de transmissão a partir de uma das torres de Seropédica.

O engenheiro da Divisão de Estudos de Telecomunicações de Furnas, Guilherme de Figueiredo Preger, observa que a grande vantagem do novo sistema é a utilização da própria infra-estrutura da linha de transmissão. "O acesso on-line a dados com custo razoavelmente baixo garante agilidade nas intervenções da equipe para acessar bancos de dados corporativos", diz Preger.

Para ele, a equipe do CPqD foi importante no sentido de dar credibilidade em uma situação experimental pioneira. "No caso de introdução de novas tecnologias, essa credibilidade torna-se essencial para superar dificuldades e receios inerentes a novas soluções."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.