Indicada para Anatel defende implantação da banda larga pública

0

Indicada pelo governo para compor o conselho diretor da Anatel, a assessora da presidência do Senado Emília Ribeiro defendeu que a banda larga passe a ser um serviço público no país. Ela foi sabatinada pelos senadores da Comissão de Infra-Estrutura na quarta-feira, 20, e teve seu nome aprovado pelos parlamentares, mas ainda precisa do aval do plenário do Senado.

"Acredito que o momento para o debate é este. Estamos vivendo hoje uma exigência no nosso dia-a-dia de informação com rapidez, e a banda larga está na pauta para ser discutida profundamente", afirmou Emília. Segundo ela, essa é uma política que tem que partir do governo e poderia ser utilizada para informatizar setores como segurança pública, educação e saúde.

O nome de Emília Ribeiro foi aprovado depois de muita discussão entre os parlamentares da comissão. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que a ida dela para a Anatel serviria para ajudar a aprovar o Plano Geral de Outorgas (PGO), e, assim, garantir a fusão das empresas Oi e Brasil Telecom. Ele questionou a validade do negócio, iniciado sem que as alterações necessárias na legislação fossem concluídas, e as irregularidades que estão sendo investigadas na fusão.

"Nem discuto se o negócio é bom, porque agora não dá para ser realizado. Se ele foi realizado contra a lei e se tem denúncias gravíssimas de que não foi um negócio republicano, que tem parlamentares recebendo dinheiro, que tem gente próxima à Presidência da República recebendo recursos, como vamos votar isso?", inadagou Torres. O parlamentar acredita que, por ter apoio do governo, o nome de Emília será aprovado também no plenário do Senado.

Na semana passada, o relator da indicação, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), disse que o currículo da servidora não é suficiente para o cargo. Ele considerou precipitada a indicação feita pelo governo e afirmou que isso reflete a pressa da Anatel em aprovar o PGO.

Durante a sabatina, Emília garantiu que sua ida para a Anatel não é decisiva para a fusão de nenhuma empresa. "Este assunto não está dentro da agência, o que ela está tratando hoje é a revisão do PGO e do Plano Geral de Atualização de Regulamentação", disse. Segundo ela, as mudanças já passaram pelo processo de consulta pública e ainda têm que ser analisadas novamente pela área técnica da Anatel.

Ao sair da reunião, a indicada disse que ficou "satisfeitíssima" com o a aprovação de seu nome, que teve 13 votos favoráveis e cinco contrários. Segundo ela, os votos contra são naturais e contribuem para o debate.

O presidente da Comissão de Infra-Estrutura, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), afirmou que a comissão vai aprofundar o debate das indicações para as agências reguladoras. "Estamos percebendo, nos últimos meses, que é crescente o número de indicações políticas para funções técnicas nas agências reguladoras, que já padecem por ser pouco independentes", disse.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.