ITI negocia com fabricantes de browsers para inclusão da ICP-Brasil

0

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) tem buscado os fornecedores de navegadores da internet (browsers) para incluir a cadeia de certificação da ICP-Brasil. Isso porque os navegadores trazem em sua instalação original um conjunto de certificados de autoridades reconhecidas em todo o mundo, mas ainda não possuem o certificado da AC Raiz e os de suas autoridades certificadoras. A proposta está sendo negociada com quatro empresas de navegadores: Microsoft (Internet Explorer), Mozilla (Firefox), Apple (Safari) e Opera Software (Opera).

Desde junho, o ITI está em contato com esses fornecedores, sendo que o assunto está mais adiantado com a Microsoft e a Fundação Mozilla. Cada um dos fornecedores tem um conjunto de regras específico. A Microsoft já incluiu em seu browser, há cerca de dois anos, o primeiro certificado da AC Raiz que tem vigência até 2011. O pedido, dessa vez, é para atualização do navegador pelo novo certificado da AC Raiz. A Fundação Mozilla também aceitou receber o pedido. Ambas estão em processo de análise.

Já a Opera Software e a Apple estão em processo de negociação com o ITI para, depois, poderem receber o pedido e analisarem. Além disso, fornecedores de outros produtos, como Adobe e Sun (Java) estão interessados em adotar o certificado da AC Raiz e, portanto, já foi iniciado o processo.

Com o reconhecimento do certificado da AC Raiz por essas empresas não há necessidade dos usuários instalarem o certificado manualmente porque já estará instalado no produto. "O reconhecimento não é só do usuário, já que toda vez tem que aceitar a cadeia de certificação da ICP-Brasil, mas também do próprio fornecedor do browser. O objetivo é tirar o ônus do usuário de ter que incluir a cadeia de certificados em seu browser", ressaltou o assessor da Diretoria de Infra-estrutura de Chaves Públicas do ITI, Ruy Ramos.

O ITI está à disposição de todas as empresas interessadas em inserir o certificado da AC Raiz em seus produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.