Senadores querem discutir se fusão BrT-Oi criará monopólio

0

A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado aprovou o envio de convite ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, para participar de audiência pública que discutirá a proposta de fusão das empresas Oi e Brasil Telecom. O requerimento para realização do debate, de autoria do senador Romeu Tuma (PTB-SP), também prevê que seja convidado o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, além de representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

Os senadores se dizem preocupados devido a suspeita de que a fusão das empresas resulte em excessiva concentração no mercado de telecomunicações, se configurando em monopólio. A operação de fusão de Oi e Brasil Telecom tornou-se possível após a aprovação, pela Anatel, de regra permitindo que uma empresa controladora detenha concessões públicas de telefonia em até duas regiões do país. Com o debate, os parlamentares querem esclarecimentos sobre os possíveis impactos no setor, caso a ligação entre as empresas venha a se confirmar.

"Queremos discutir a situação que poderá se configurar com a fusão e as mudanças ocorridas na legislação para o setor ", frisou Tuma.

Na discussão da matéria, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) lembrou que a fusão entre Oi e Brasil Telecom ainda não é "fato consumado" e sugeriu que a audiência seja realizada em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que também aprovou requerimento propondo o debate.

Com infromações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.