Política industrial de TIC precisa ser sustentável, diz Berzoini

0

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, defendeu uma estratégia orçamentária sustentável, justificando assim a política tributária do governo para o setor de TIC após o encerramento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) e da rejeição da proposta de condição especial para softwares e serviços. "Já eram condições previstas, amplamente divulgadas, transitaram na Câmara e no Senado, e obviamente terão impacto. Mas esse setor se reinventa, e não acredito que algum setor acabe ou seja bem sucedido por questões tributárias", declarou ele em conversa com jornalistas após inauguração da joint-venture do CPqD e da americana GigOptix, a BrPhotonics, em Campinas (SP), nesta sexta, 21.

Ele justifica que, em meio ao cenário macroeconômico desafiador e à ausência de benefícios tributários, há experiências brasileiras que trazem inovação em software e hardware mesmo que oneradas. "Quanto menos tributo, melhor, mas é preciso sustentar a previdência social", defende-se Berzoini. Durante discurso no evento, o ministro bateu por diversas vezes na tecla da limitação orçamentária e citou a importância de incluir nos projetos de desenvolvimento tecnológico os bancos de financiamento como o BNDES, Banco do Nordeste e o Banco do Brasil. "O Brasil precisa discutir a política industrial e servir para ser um mercado produtor como China e Estados Unidos, com políticas capazes de gerar emprego e riqueza", declarou.

O posicionamento de Berzoini é que o compromisso seja de desenvolver, produzir e "reproduzir inteligência e valor agregado". Mais cedo, o secretário de telecomunicações do Minicom, Maximiliano Martinhão, endossou a premissa ao declarar, como membro do conselho do Funttel, que o governo tem "preocupações que a pesquisa no País crie dividendos para gerar desenvolvimento econômico".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.