ABRINT propõe política pública para telecomunicações a candidatos à Presidência

0

Elaborado pela ABRINT (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações), o estudo propositivo "Sugestão de Política Pública para o Setor de Telecomunicações no Brasil e o Papel dos Provedores Regionais" será encaminhado a todos os candidatos à Presidência da República registrados no TSE.

A entidade está em contato com os presidenciáveis para agendar reuniões no período eleitoral e enfatizar as recomendações do documento, que apresenta medidas que visam a inclusão digital da população e a estruturação de uma política tributária adequada à pequena empresa, entre outros pontos. O levantamento está disponível neste link.

"Os provedores regionais são os grandes impulsionadores do avanço da internet no país. Hoje, eles são responsáveis por 17% dos 28,7 milhões dos acessos realizados no Brasil – sendo que, em 2017, essas empresas proporcionaram 69% do total de acessos adicionados, segundo dados da Anatel. Não restam dúvidas de que a universalização da banda larga passa diretamente pelo fortalecimento desse setor. O estudo traz diretrizes para que o próximo governa federal consiga ampliar o acesso da população à internet, com o auxílio dos provedores regionais", comenta Basílio Perez, presidente da ABRINT.

O estudo contém sugestões para o fortalecimento das instituições, além de apontar medidas que devem ser tomadas para o fomento do desenvolvimento regionalizado, a partir da ideia de ampliação da inclusão digital. Outros temas presentes são referentes a algumas das principais bandeiras defendidas pela ABRINT nos últimos anos, como a ratificação em lei da diferenciação da natureza dos serviços SCM e SVA, o desenvolvimento de uma política tributária específica para o setor e a constituição de um fundo garantidor, como instrumento da massificação da banda larga.

Além das propostas, o levantamento apresenta uma contextualização histórica para salientar a importância dos provedores regionais no desenvolvimento do setor das telecomunicações e na geração de emprego e renda no país. Em um capítulo especial, é detalhada a importância da internet para o desenvolvimento da economia, destacando o aumento de produtividade e, consequentemente, da competitividade nacional.

"Muito se comenta sobre a retomada do crescimento econômico no debate eleitoral, e vemos medidas de diferentes naturezas vindo à tona. O investimento em infraestrutura de telecomunicações e expansão da banda larga são certamente algumas das políticas públicas mais eficazes para atingir esse objetivo de forma sustentável e perene. Os provedores regionais são essenciais na consolidação da inclusão digital, através da regionalização de atuação dos operadores – modelo que permite a exploração dos serviços com a otimização dos recursos, Além da redução de uso de dinheiro público e a melhoria na qualidade do atendimento personalizado ao consumidor", finaliza Perez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.