Uma pesquisa recém-divulgada pela Velobit, sistema de envio de e-mail marketing da e-bit (www.velobit.com.br), mostra que durante o primeiro semestre de 2005, cerca de 32,5% dos e-mails B2B (business to business) foram abertos e destes, 12,5% foram clicados.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, a pesquisa mostra que, apesar de o percentual de e-mails abertos ter diminuído, já que em 2004 cerca de 38% dos e-mails B2B foram abertos, o interesse pelo conteúdo aumentou ? no ano passado cerca de 9% se interessaram pelo conteúdo e clicaram.
Considerando os e-mails enviados na relação business to consumer (B2C), a pesquisa também permite observar que a porcentagem de aberturas diminuiu de um ano para o outro, porém, a porcentagem de interessados pelo conteúdo aumentou. Cerca de 30% foram abertos em 2004 e 24% em 2005, com a porcentagem de cliques de 11% e 13% respectivamente.
O estudo aponta que devido à elevada quantidade de Spams (e-mails indesejados) enviados para os endereços de e-mail, é maior o número de pessoas que passa a ignorar as mensagens, mesmo que sendo provenientes de empresas conhecidas. Já quando o e-mail desperta a atenção do usuário, a tendência de aberturas e cliques passou a ser maior do que no passado.