Empresas de TI da Paraíba querem expandir mercado interno

0

As exportações continuam em alta para as empresas paraibanas de tecnologia da informação. Entre janeiro a agosto deste ano, foram mais de R$ 1,1 milhão exportados em softwares e sistemas de informação para mais de 25 países. Mas durante a realização do 1º Meeting de TI, rodada de negócios que se encerra nesta sexta-feira (22/9), em João Pessoa, a expectativa das empresas do setor agora é ampliar a base de clientes no mercado interno.

De acordo com a diretora técnica da Fundação PaqTcPB (Parque Tecnológico da Paraíba), Francilene Garcia, que coordena a rodada, "pela primeira vez o mercado comprador de tecnologia da informação do estado terá a oportunidade de estar em contato direto com as empresas locais".

Segundo Francilene, o processo da rodada começa com a pré-qualificação da demanda junto ao mercado comprador, no qual as empresas compradoras sinalizam com as áreas para investimentos em soluções de TI e seu interesse em conhecer novos fornecedores. Em seguida, as empresas fornecedoras, credenciadas junto ao projeto Farol Digital, tomam conhecimento da demanda e informam sobre quais são os tipos de oportunidades de negócios que elas podem oferecer ao mercado comprador, solicitando agendamentos.

Ela informa que em quatro anos de atuação no mercado, o consórcio de exportação PBTech promoveu os produtos "made in PB" no mercado nacional e internacional, triplicou as exportações do setor e é referência nacional como iniciativa empresarial inovadora.

Adriano Pereira, dono da Zion Tek, conta que a partir do consórcio, os empresários paraibanos se uniram em prol de fortalecer o setor no estado, aumentando a sua visibilidade nos grandes centros comercias. "Minha empresa começou a exportar para os EUA em 2000, mas quando fui chamado para integrar o PBtech pude conhecer melhor outras experiências locais, o que me deu um grande suporte para seguir em frente", ressalta.

A participação de empresas paraibanas em grandes feiras internacionais é uma das ações cada vez mais freqüentes promovidas pelo PBtech. EUA, Ásia, Hong Kong, Alemanha e Portugal já contam com representantes da tecnologia paraibana. Nessas ocasiões, ocorrem rodadas de negócios que possibilitam acordos comerciais entre os participantes.

A empresa Zênite Tecnologia e Teleinformática é um exemplo de consolidação de negócios a partir de participação em feiras. A Zênite lançou no ano passado, durante uma feira internacional na Espanha, a Simo, uma linha de produtos adequada às exigências do mercado europeu. O empresário Ricardo Leão conta que, em sua passagem por diversas feiras internacionais, pôde identificar as dificuldades encontradas em alguns setores da tecnologia européia. "Criamos produtos como a linha Plug-Cell, que fornece soluções para a telefonia digital, padrão utilizado em boa parte da Europa. Estivemos em Madrid formalizando parcerias e abrindo uma filial em Portugal, a EuroZênite, que atenderá ao mercado europeu", ressalta.

Outra empresa paraibana que vem se destacando no setor de TI é a Insiel, empresa campinense que atua com tecnologias para segurança eletrônica. Recentemente, ela foi consagrada como top no ranking de softwares de monitoramento de alarmes em todo o Brasil, segundo a publicação do GUS 2006, maior feira do setor de segurança da América Latina.

A partir dos resultados e da repercussão obtida, as ações do PBTech contribuíram para a criação do Farol Digital, projeto iniciado em maio de 2005 que tem como meta consolidar a cadeia produtiva no estado, dando suporte aos novos empreendedores e integrando empresas de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

"Por meio desse projeto estamos amparando os novos empreendedores e oferecendo todo o apoio aos já existentes para que possam atingir os mercados interno e externo. Avaliamos que o projeto vem servindo para organizar e estruturar o atendimento das necessidades detectadas pelo setor", explica Ivani Costa, gestora do projeto Farol Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.