Governo anuncia novo modelo de acessibilidade virtual

0

A terceira versão do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG 3.0) foi lançada nesta quarta-feira, 21, no evento Acessibilidade Digital – um direito de todos, realizado em Brasília. O e-MAG é um conjunto de recomendações para padronizar a oferta de conteúdos nos portais do governo federal, com o intuito de melhorar o acesso de pessoas com deficiências visual, auditiva, locomotora e mental.

O modelo de acessibilidade, criado em 2005, foi institucionalizado no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP), por meio da Portaria nº 3, de 7 de maio de 2007, tornando sua observância obrigatória nos ambientes virtuais do governo brasileiro. Por isso, o e-MAG é uma ferramenta para orientar os servidores públicos que trabalham com o desenvolvimento e adequação das ferramentas colocadas nos portais.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Jorge Alves, os projetos desenvolvidos pelo estado brasileiro devem buscar a inclusão de todas as pessoas. “Temos de criar mecanismos para facilitar a acessibilidade de todos os cidadãos brasileiros, para que ninguém fique excluído”, disse Alves.

Parceria do Ministério do Planejamento com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o evento Acessibilidade Digital, que será realizado no Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, reunirá gestores do governo, analistas de tecnologia de comunicação, organizações não-governamentais e pessoas com deficiência.

Além do modelo de acessibilidade, também será lançado no evento o Portal da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.gov.br/). Este é o primeiro site do governo federal seguindo os padrões do e-MAG 3.0 e servirá de referência para os órgãos governamentais por dispor de conteúdos acessíveis.

A programação do encontro também inclui palestras de especialistas na área sobre temas como o pioneirismo em acessibilidade; casos de sucesso; deficientes visuais como usuários e programadores de computadores; avaliação da acessibilidade em sítios; e o resultado da avaliação de duzentos portais do Governo Eletrônico Brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.