A próxima onda é 25GbE nos data centers

0

O tráfego baseado em vídeo tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. As pessoas estão consumindo grandes quantidades de vídeo, jogos e aplicativos multimídia em telefones celulares e tablets por meio de redes IP e essa tendência não deve diminuir tão cedo. Um recente relatório do grupo de trabalho Ethernet IEEE 802.3 sugere que a taxa de crescimento anual composto (CAGR) da rede IP será superior a 30%, conforme gráfico abaixo:

Traffic relative to 2010 value

Os servidores de 10GbE responsáveis pelo tráfego de vídeo estão funcionando em plena capacidade. Como a demanda não diminui, existem basicamente duas opções para manter o ritmo: aumentar a velocidade de conexão entre o servidor e a rede (a tecnologia I/O – input/output da CPU permite velocidade de 40 Gbps) ou ampliar o número de servidores. Porém, os dois caminhos têm implicações econômicas para os clientes: enquanto o 40GbE é um ajuste perfeito para redes de acesso de 10 Gigabit Ethernet, a migração para velocidades 40GbE para acesso ao servidor traz várias consequências, incluindo:

  • Alterar a infraestrutura de cabeamento: É preciso quatro vezes mais cabeamento para atualizar a rede de acesso 10GbE, já que o padrão 40GbE é simplesmente uma multiplexagem de sinais 10GbE.
  • Os clientes não necessariamente precisam de um aumento de quatro vezes na conectividade ao servidor. Eles estão à procura de uma solução gradual e de alto desempenho que está mais perto do custo da tecnologia 10GbE. Além disso, o acesso ao servidor 40GbE requer uma alta banda na infraestrutura de fabric dentro do data center.

Há uma solução que permite ao cliente acompanhar o ritmo do crescimento da demanda por largura de banda no acesso do servidor, com excelente custo-benefício e melhora significativa do desempenho da rede. Trata-se da tecnologia 25GbE. O consórcio 25/50GbE, do qual a Juniper é membro, foi fundado há dois anos para conduzir o esforço de um desenvolvimento padrão (para a lista completa dos membros visite o site http://25gethernet.org/current-members).

Abaixo, algumas das principais vantagens da tecnologia 25GbE:

  • Cabeamento: Utiliza apenas um par de cabos e é totalmente compatível com 10GbE. Assim, a migração para 25GbE não requer qualquer atualização de infraestrutura de cabeamento.
  • Custo: O 25GbE é eficiente e economicamente semelhante ao 10GbE, com o benefício de ter 2,5 vezes mais velocidade e desempenho.
  • Quatro vezes 25GbE é igual a 100GbE, resultando em redes que podem fornecer oversubscription uniforme e menos uplinks 100GbE para construir um fabric wire-speed para acesso ao servidor. Da mesma forma, o desempenho de 50GbE pode ser atingido com a simples combinação de um par de interfaces de 25GbE.
  • Construir redes com interfaces 25GbE exige menos Serdes (Serializer/Deserializer), ou seja, um para 25GbE quatro para 40GbE, oferecendo um melhor consumo geral de energia.

Recentemente, a Broadcom anunciou a disponibilidade de controladores 25GbE para servidores. A implantação desses controladores trouxe a necessidade de switches de acesso de rede para suportar velocidades de 25GbE. Este será o próximo passo da indústria de networking que, em breve, lançará os switches de 25GbE.

A tecnologia 25GbE oferece uma clara vantagem para ambientes onde 10GbE é insuficiente e a migração para 40GbE não é uma opção viável devido ao seu alto custo. Para esses clientes o 25GbE irá conduzir o desempenho da rede de uma forma eficiente, principalmente pelo seu custo.

*Renato Barboza é engenheiro de sistemas sênior da Juniper Networks Brasil.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.