Secretaria de segurança pública de Santa Catarina adota solução de visualização de dados

0

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), uma das instituições que compõe a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), foi o primeiro órgão de segurança pública a adotar o sistema de visualização de dados Qlik, que depois foi padronizada pela SSP/SC após a implantação bem-sucedida com a PMSC.

Tal aquisição, que foi feita através da Toccato, master reseller da Qlik, proporcionou um desenvolvimento ágil para a equipe da SSP/SC na modelagem dos dados. Esse desenvolvimento permitiu que vários processos internos se tornassem mais rápidos e eficientes.

Segundo Priscila Marangoni, coordenadora de Gestão de Conhecimento da SSP/SC, a plataforma Qlik promove transparência das atividades realizadas e amplia o compartilhamento de dados e informações gerenciais. "É fato que não há mais espaço para tomar decisões sem embasamento técnico. É urgente a necessidade de qualificar a gestão da máquina pública. Nesse sentido, o uso de tecnologia de Analytics – como a plataforma Qlik – vem democratizando o acesso aos dados e promovendo aos gestores públicos agilidade e novas formas de enxergar as informações através do cruzamento e visualização de dados atualizados oriundos de diversas áreas do âmbito da Segurança Pública Catarinense", afirma Priscila.

Perácio Ferreira, diretor de Relações Institucionais da Toccato, relata que o setor público visa ferramentas de dados a favor da sociedade em várias regiões do país. "Eu vejo o setor público com muito interesse em ferramentas de economia analítica, utilizando-as em prol da sociedade", explica. Para ele, a forma que a Qlik permite a segurança dos dados é um dos pontos positivos da plataforma. "A Qlik tem dentro da própria plataforma mecanismos de proteção desses dados, de forma que só é publicado aquilo que efetivamente o órgão público quer. A ferramenta possui uma camada de proteção para evitar que esses dados vazem", diz.

A plataforma apresentou pontos positivos em diversos aspectos estratégicos da SSP/SC. Com ela, foi possível promover uma transparência das ações, tornar o modelo da instituição Data Driven, além de automatizar atividades, servindo como um software aliado dos gestores, o que possibilita que eles dediquem seu tempo em tarefas que realmente demandam seus conhecimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.