Software livre está sujeito às leis de direito autoral

0

Apesar da idéia corrente no mercado de que software livre é programa grátis, a classificação como livre não o exclui das leis de direito autoral, como qualquer outra criação intelectual. A afirmação, feita em tom de alerta, é da advogada Elisa Santucci, diretora de propriedade intelectual da multinacional Clarke, Modet & Cº, ao observar que todo software está protegido pelo direito autoral assim que é criado. ?Alguns conceitos e regras têm de ser respeitados e, se forem quebrados, os autores estão passíveis de penalidades previstas no código que rege a propriedade intelectual.?

A advogada ressalta que, apesar de software livre ? como o próprio nome diz ? ser um programa disponível para ser um usado, copiado, estudado, modificado, aprimorado e distribuído por qualquer pessoa, a possibilidade de modificações implica que o código fonte esteja disponível. ?Se um programa é livre, potencialmente ele pode ser incluído em um sistema operacional também livre. É importante não confundir software livre com programa grátis porque a liberdade de copiar, modificar e redistribuir independe de gratuidade?, diz Elisa.

A advogada explica que o código-fonte quando nasce já é protegido por direito autoral, que pode ser cobrado ou não. ?A licença de direito autoral vai junto com o software. O responsável pelo software se compromete a repassá-lo com todos os direitos que o mesmo recebeu. Se o responsável recebeu os direitos de modificar o programa, o código fonte vai repassá-lo para terceiros com as modificações tendo os mesmos direitos que o recebeu?, conclui Elisa.

Segundo ela, o objetivo da criação do software livre é disseminar o conhecimento e fazer com que a tecnologia e todos os aprimoramentos naquele programa se propaguem no tempo e no espaço.

Elisa afirma também que em casos de invasões de hackers há uma responsabilidade limitada àquele que repassa o programa que contém vírus. ?É alegável que o responsável não possui a intenção de repassar com vírus, mas de qualquer forma foi culpa do mesmo. É importante tomar as precauções necessárias para não causar danos a terceiros, senão poderá ser responsabilizado por eles?, acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.